Tempo
|
A+ / A-

​Miserabilismo salarial

24 mar, 2023 - 06:08

É impossível não dar razão aos grevistas. O caso mais paradigmático é o dos funcionários públicos.

A+ / A-

Já aqui referi que em minha opinião as elites portuguesas têm historicamente uma visão miserabilista dos salários, opondo-se mais ou menos abertamente à sua valorização. Não tenho a pretensão de fundamentar historicamente este enviesamento, mas ele torna-se muito evidente na situação actual.

É quase escandaloso que os salários reais tenham estagnado, ou quase, em 2022, quando houve um forte crescimento do PIB como não temos visto nas últimas décadas. É certo que se tratou de uma recuperação face à queda provocada pela pandemia, mas não deixa de ser crescimento económico e os salários reais deveriam ter crescido com a produtividade (que terá aumentado 5%) e não estagnado.

O resultado foi o expectável: muitos sectores, alguns dos quais produtores de serviços essenciais, entraram em greve com prejuízo muito significativo para os utentes. É impossível não dar razão aos grevistas.

O caso mais paradigmático é o dos funcionários públicos. Grande número deles sofreu a maior queda de salário real de que há registo em situação de crescimento económico forte. Pode dizer-se que o impensável em macroeconomia aconteceu.

Dentro dos servidores públicos sobressaem os professores. Como vai longe a paixão pela educação!

Não sou comentador político, mas julgo ter algum conhecimento dos efeitos das políticas económicas. A perda de salários reais dos funcionários públicos ocorrida em 2022 (tirando o caso dos rendimentos mais baixos) nunca mais será recuperada porque o miserabilismo em relação aos vencimentos da função pública ainda é mais acentuado que o miserabilismo salarial geral, o que impede que os salários da função pública aumentem mais que a inflação. Por isso é de admitir que nos dez ou vinte anos futuros muitos funcionários continuarão a atribuir a este governo uma queda brutal dos seus rendimentos reais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+