Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Duque

Fiscalizar IVA 0% em frutas e legumes. Ministro das Finanças vive “num mundo teórico”

30 mar, 2023 - 12:48 • André Rodrigues , Cristina Nascimento

Comentador da Renascença estima que a redução de preços vai acontecer em grandes superfícies, mas antevê dificuldades nas mais pequenas.

A+ / A-
Fiscalizar redução do IVA em frutas e legumes. Ministro das Finanças vive “num mundo teoórico”

O economista e comentador da Renascença João Duque diz que o ministro das Finanças vive "num mundo teórico" e desconhece a forma como se fazem os preços nas mercearias e pequenos estabelecimentos.

"As pessoas que estão no dia a dia e conhecem as pequenas mercearias, pequenos lugares de fruta, sabem como é que se faz o preço nesse tipo de de estabelecimentos. O senhor ministro das Finanças, como nunca deve ter tido uma aproximação a esse tipo de estabelecimentos, vive num mundo teórico em que as empresas recebem, pagam fatura e acrescem o IVA, têm contabilidade super organizada, sistemas muito evoluidos de precificação. No mercado, no pequeno comércio, aquilo que se faz são formas muito simples, podemos até chamar atabalhoadas de fazer preços", descreve o comentador.

No espaço de opinião das "Três da Manhã", João Duque comentava as declarações do presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal que, em entrevista à Renascença e jornal "Público", admitia que é "dificilmente fiscalizável" a redução dos preços.

João Duque acrescenta que, para os pequenos comerciantes, há detalhes que podem detorpar a redução do preço dos bens alimentares decorrente da taxa de IVA. "Há uma realidade muito simples que o comerciante do dia a dia dá muito valor, que é o preço final por unidade tem que facilitar os trocos. Temos coisas tão simples quanto isto e, portanto, não vale a pena pensar que vão baixar dois ou três cêntimos num determinado produto, porque isso só lhe traz é uma complicação", refere.

Já nas grandes superfícies, o comentador acredita "plenamente e piamente" que a redução do preço vai acontecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+