Tempo
|
A+ / A-

Da Capa à Contracapa

Quais os direitos dos cuidadores informais e que dificuldades enfrentam?

28 mar, 2023 - 16:15

Esta semana no Da Capa à Contracapa falamos de quem cuida dos outros e de como ajudá-los. Os cuidadores informais tratam de quem precisa, mas também precisam de apoio. Quem está no terreno queixa-se de que as ajudas tardam em passar das leis à prática. Em causa estão os direitos dos cuidadores informais, cuja rotina é marcada por dificuldades para apoiar quem deles depende. São convidadas deste programa, com moderação de José Pedro Frazão, Ana Paula Gil, Socióloga, professora e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova, e Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente - Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental.

A+ / A-
Quais os direitos dos cuidadores informais e que dificuldades enfrentam?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquina Castelão
    29 mar, 2023 Cascais 10:17
    Excelente tema para ser abordado e debatido. Efetivamente, existem algumas medidas de apoio ao cuidador informal mas, com acesso restrito, muito limitado por condicionalismos e exigências burocráticas sem sentido. que importa serem do conhecimento da sociedade em geral, As pessoas que assumem cuidar dos familiares que sofrem de doenças e deficiências, graves e crónicas, precisam de reconhecimento do Estado e da Sociedade e acima de tudo, de respostas concretas e efetivas que aliviem a carga emocional, fisíca e económica. Como familiar e em representação das famílias das pessoas que sofrem de doença mental, sobretudo de doença mental grave e crónica e que se estima atingir , pelo menos,1,5 % da população (1.500.000 pessoas) agradeço à Rádio Renascença, à Fundação Francisco Manuel dos Santos, à direção do programa "Da capa à contracapa" e ao jornalista que conduziu o programa, Jose Pedro Frazão. Bem hajam!

Destaques V+