Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD

Montenegro avisa que IVA Zero só vai subtrair 1 euro à conta do supermercado

27 mar, 2023 - 13:35 • João Carlos Malta , Manuela Pires

Líder do PSD diz que o Governo tem margem para reduzir os impostos, nomeadamente o IRS, o que seria uma medida mais efetiva na recuperação de rendimentos.

A+ / A-

O presidente do PSD, Luís Montenegro, diz que a abrangência do cabaz alimentar com 0% de IVA não será muito grande e que os produtos que nele poderão estar incluídos não trarão uma poupança significativa aos portugueses.

De visita a Paris, França, esta segunda-feira, Montenegro comentou a intenção do Governo de fechar um acordo com produtores e o setor da distribuição para criar um cabaz alimentar em que será anulado o IVA.

“Não vale a pena estarmos a criar às pessoas uma grande expectativa de que a situação delas vai ter uma grande melhoria, porque não vai efetivamente. Eu vou às compras todas as semanas, e sei como é. Vamos ter um conjunto muito limitado de produtos que vão deixar de pagar 6% de IVA. No fim a conta vai ter menos de 1 euro ou 1 euro e pouco.”

“No supermercado compramos muitos produtos que não são abrangidos e os que compramos não dão uma poupança muito grande às pessoas”, adiantou Luís Montenegro aos jornalistas.

O líder do PSD voltou a insistir que a solução mais eficaz é a de baixar os impostos. “Um país como Portugal que cobra mais 9 mil milhões de euros do que no ano anterior, mais 5,5 mil milhões de euros, tinha condições para baixar os impostos”, assegura.

“Um país que chega ao fim de um ano como Portugal e cobra mais 9 mil milhões de euros de impostos do que cobrou no ano anterior, mais 5 mil e 500 milhões de euros do que o Governo estimava no Orçamento do Estado, é um país que tem condições para baixar os impostos", ressaltou Montenegro.

"Exorto o Governo português a ter uma política fiscal que seja não só previsível como mais amiga das famílias e das empresas, baixar o IRS e criar condições para estimularmos mais o crescimento da economia”, acrescentou o líder do PSD.

Componentes do cabaz

No domingo, dois comentadores de televisão, na SIC e na TVI, anunciaram a composição do futuro cabaz.

O comentador Luís Marques Mendes disse na SIC que o Governo já fechou o acordo com os produtores, para o IVA zero em alguns produtos, mas ainda está por fechar o entendimento com setor da produção

O ex-líder do PSD disse que a lista, que deverá ser anunciada esta tarde, integrará produtos como batata, massa, arroz, cenouras, cebola, tomate, leite meio gordo, frango, pão, fruta diversa (maçã, banana, laranja), feijão, iogurtes, queijo, vários legumes (brócolos, curgetes, alho francês), peixes (salmão e pescada), carne de porco, ovos e azeite.

Paulo Portas, na TVI, somou aos 40 produtos de Marques Mendes mais sete: couve-flor, alface, flocos, pêra, tangerina, carne de vaca, peru, frango, atum, margarina, óleo, ovos, manteiga.

Luís Montenegro visitou esta manhã, em Paris, o consulado português e esta tarde tem vários encontros com autarcas portugueses em França.

Esta manhã, o líder do PSD visitou o Memorial da Imigração Portuguesa onde Luís Montenegro aproveitou para lembrar que nos últimos anos muitos jovens qualificados tiveram também de emigrar. O líder do PSD sublinhou ainda que Portugal precisa se imigração e que deve ser um país de acolhimento.

“Espero que os jovens qualificados que vieram nos últimos anos possam também regressar ao nosso país. Mas isso não é suficiente. Portugal vai ser um país de acolhimento nas nas próximas décadas e nós temos de pensar que temos de dar uma parte de nós para termos em Portugal novos portugueses, tal como aconteceu aqui em frança” referiu Luís Montenegro.

O líder do PSD termina esta visita pelas comunidades portuguesas na Europa amanhã em Genebra, Suíça.

[atualizado às 14h35]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+