Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assembleia da República

"Fala-se, fala-se, fala-se". À boleia da “lei-cartaz” Costa sobe o tom e atira a Marcelo

22 mar, 2023 - 18:40 • Tomás Anjinho Chagas

Até ao debate desta quarta-feira, Costa respondeu de forma tímida depois de Marcelo arrasar o plano de habitação do Governo. No hemiciclo PS e executivo uniram-se em torno do “melão”, contra a oposição e com a mira em Belém.

A+ / A-

O melão aberto ou por abrir? As opiniões distribuem-se nesta metáfora que serve para o plano “Mais Habitação” do Governo, e que tem sido terreno de batalha política, com críticas da esquerda à direita, passando pela sociedade civil e pelo Palácio de Belém.

A semana começou com as violentas críticas de Marcelo Rebelo de Sousa ao pacote de habitação do Governo, que classificou como uma “lei-cartaz” que será “inoperacional”, em declarações ao Correio da Manhã.

A resposta por parte do PS surgiu pela voz do seu presidente, Carlos César, que em declarações à Renascença criticou o tom e a falta de equilíbrio nas palavras do Presidente da República.

Esta quarta-feira, o debate na Assembleia da República contou com o primeiro-ministro, que nas entrelinhas aproveitou para responder a Marcelo Rebelo de Sousa.

A razão pela qual eu prefiro funções executivas a outro tipo de funções políticas, é que noutras funções fala-se, fala-se, fala-se. Mas no executivo ou se faz ou não se faz, e a medida do que se faz está nos resultados”, desferiu o primeiro-ministro ao fim de mais de duas horas de debate, que não raras vezes incidiu sobre o tema da habitação.

Já antes, o chefe de Governo tinha alertado para o timing em que tudo se desenrolou: “Uma coisa muito importante na política e nas relações entre os órgãos de soberania é cada um atuar no momento próprio. Neste momento o nosso momento é saber ouvir para depois para a semana decidir”.

Só que momentos depois, pediu tempo: “Não digam já que o melão é mau quando ainda não conhecem o melão”, atirou o primeiro-ministro, socorrendo-se da expressão de Marcelo Rebelo de Sousa, que num primeiro momento disse que o pacote era um “melão”, que só abrindo é que se percebe se é bom.

O plano “Mais Habitação” continua em consulta pública e só na próxima semana deve estar fechado. Até lá, só duas medidas foram aprovadas e já promulgadas pelo Presidente da República.

Em resposta às várias críticas da oposição em relação a este tema, que por várias vezes amplificou as palavras do presidente da República, Costa prometeu “continuar a cumprir o programa de Governo”, independentemente da “vozearia de algumas bancadas” ou de quem queira desafiar o PS “para tricas institucionais, que manifestamente, não é a dança que queremos dançar”.

PS pede “estabilidade” a Marcelo em época de “mares turbulentos”

Se é certo que com maioria absoluta, António Costa, como já se queixou anteriormente, “leva pancada de todo o lado”, não é menos certo que o seu partido é o seu protetor no hemiciclo.

Tal como o primeiro-ministro, o Partido Socialista deixou críticas implícitas à agressividade com que Marcelo Rebelo de Sousa atacou o plano de habitação do Governo. Pela voz do líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, os socialistas pediram estabilidade a Belém.

Os portugueses sabem que nós só podemos ultrapassar as dificuldades com compromisso político, com estabilidade, com diálogo e capacidade de tomar decisões”, começou por introduzir o líder da bancada socialista, que assinala que a estabilidade “é um valor em si mesmo” que se torna fundamental quando “os mares são mais turbulentos”.

E se dúvidas houvesse que o líder parlamentar do PS se referia ao pacote de habitação, foi o próprio Eurico Brilhante Dias que voltou a citar o melão, a fruta mais citada na Assembleia da República:

“Não vou falar de melões por abrir ou já abertos. A estabilidade política é um valor e o diálogo social e institucional é crítico num momento em que o país vive as dificuldades da guerra, da inflação, e também com impactos na habitação”

Como tem feito, o líder parlamentar socialista não se limita a defender o trabalho desenvolvido pelo Governo, mas ocupa uma boa parte da intervenção a distribuir críticas pela oposição, sendo o PSD o alvo mais frequente.

Desta vez, Eurico Brilhante Dias puxou a fita do tempo atrás, até à entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa à RTP e ao Público, onde o chefe de Estado afirmou que a direita ainda não é “alternativa política” e que esse fator é algo a ter em conta na eventual decisão de dissolver o Parlamento- opção que o presidente reiterou que não abdica.

O líder da bancada socialista acredita que, nesta altura, o PS é o único titular como partido de Governo: “A oposição continua, muitas vezes, a fazer oposição a si própria. Porque pensa que é na incerteza que se constrói uma alternativa. A alternativa constrói-se sempre com confiança e previsibilidade. Neste hemiciclo, só o PS consegue dar isso”.

Costa lembra que foi "sábio dos sábios" Cavaco Silva quem promulgou arrendamento coercivo
Costa lembra que foi "sábio dos sábios" Cavaco Silva quem promulgou arrendamento coercivo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+