Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Plano 'Mais Habitação'

César responde a Marcelo. Falta "cuidado" no "equilíbrio" entre a crítica e a "cumplicidade institucional" com Governo

21 mar, 2023 - 19:05 • Susana Madureira Martins

Em declarações à Renascença, o presidente do PS nota que Marcelo Rebelo de Sousa tem "prestado menos cuidado" ao "equilíbrio que o chefe de Estado deve cultivar do sentido crítico com a cumplicidade institucional. Com a polémica aberta em torno do pacote da Habitação, César deixa ainda o recado ao Governo: "deve continuar a trabalhar, e a fazê-lo de melhor forma, e não se envolver em atos ou considerações que afetem" as relações com Belém.

A+ / A-

Depois da cautela com que o PS reagiu às primeiras críticas ao programa do Governo 'Mais Habitação', Carlos César não esconde o desconforto com as mais recentes declarações do Presidente da República ao Correio da Manhã e aponta a Marcelo Rebelo de Sousa uma falta de "equilíbrio" entre a crítica e a "cumplicidade institucional" com que tem pautado a relação com o Governo.

Em declarações à Renascença, o presidente do PS diz que Marcelo, "por vezes, porventura sem se aperceber, tem prestado menos cuidado a algo que sempre acautelou nestes anos: o equilíbrio que o Presidente da República deve cultivar do sentido crítico com a cumplicidade institucional".

Na cúpula do PS as críticas insistentes do Presidente da República têm sido vistas como uma prova de vida neste segundo mandato em que existe uma maioria absoluta e como "arrufos". Os socialistas têm mesmo evitado entrar em confronto com Marcelo depois de este ter classificado essa maioria como "requentada" e após as repetidas críticas ao programa para a Habitação.

Carlos César, com esta declaração à Renascença, afasta a ideia de que a relação entre o Governo e o Presidente da República esteja estragada, mas nota em Marcelo uma nova fase nessa relação pautada pela falta de "equilíbrio" entre a crítica e a "cumplicidade institucional" que tem sido a marca dos últimos anos.

Mas não é só ao Presidente da República que Carlos César aponta o dedo. O dirigente socialista, um dos principais conselheiros do primeiro-ministro António Costa, deixa recados ao próprio executivo a quem aconselha a "continuar a trabalhar e a fazê-lo de melhor forma".

"Acho que o Governo, pelo seu lado, deve continuar a trabalhar, e a fazê-lo de melhor forma, e não se envolver em atos ou considerações que afetem esse valor que tanto contribui para a estabilidade da nossa democracia", afirma Carlos César.

Avisos à navegação que o presidente do PS tem, de resto, feito repetidas vezes, sendo que em dezembro chegou a escrever na rede social Facebook que "feitas as contas... está a valer a pena a escolha que os portugueses fizeram nas últimas eleições. Mas, mais atenção e mais proatividade do Governo só lhe farão bem... e a todos nós!".

Com as declarações à Renascença, o presidente do PS coloca também um travão a eventuais impulsos vindos do próprio Governo - e já agora do partido da maioria - para responder às críticas diretas do Presidente da República.

Marcelo já repetiu em entrevista à RTP e ao Público que não renuncia "ao princípio" de dissolver o Parlamento e o presidente do PS insiste que o partido e o Governo não podem dar o flanco ou dar razão a Marcelo nas críticas que faz, sobre Habitação ou sobre qualquer outro tema. Ou seja, não há licença para falhar, em nome da "estabilidade".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+