Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proposta de Lei de Programação Militar prevê investimento de cinco mil milhões até 2034

16 mar, 2023 - 16:50 • Lusa

Valor representa "um aumento de 17,5% face à lei em vigor".

A+ / A-

A proposta de Lei de Programação Militar, aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, prevê um montante global de investimento de 5.570 milhões de euros até 2034, o que representa "um aumento de 17,5% face à lei em vigor".

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional, tutelado por Helena Carreiras, resume a proposta de Lei de Programação Militar (LPM), aprovada hoje em Conselho de Ministros, que estabelece o investimento público em meios e equipamentos para as Forças Armadas no período entre 2023 e 2034.

"O montante global de investimento ascende a 5.570 milhões de euros, o que representa um crescimento de 17,5% face à lei em vigor (mais 830 milhões de euros)", refere a nota, indicando que esta é a LPM "mais elevada de sempre".

No que toca a "recuperação dos défices de manutenção, sustentação e modernização dos meios existentes", a proposta prevê um investimento de 2.418 milhões de euros, que corresponde a 43% do total previsto no documento do Governo. Esta rubrica tem, segundo o ministério, "um aumento do investimento superior a 96% face ao previsto na atual LPM".

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a proposta de Lei de Programação Militar para o período entre 2023 e 2034, diploma que estabelece o investimento público na manutenção, equipamento e armamento das Forças Armadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 mar, 2023 Lisboa 18:48
    E desses 5.570 milhões de euros, quanto é que está destinado a adquirir uma Defesa anti-aérea credível, que nos defenda de mísseis balísticos e Drones? Alguém já pensou por essas bandas, que se os navios russos, que ultimamente andam a "passear" pela nossa Costa, começam a disparar sobre Lisboa, destroem Portos, aeroportos, centros de comando, estruturas vitais, com 100% de eficácia pois não há qualquer sistema de Defesa anti-míssil ou anti-drone? Desse dinheiro que tem de "durar" 11 anos, quanto é que está pensado para adquirir essa defesa? Aposto que nenhum ...

Destaques V+