Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Habitação. Marcelo questiona execução do arrendamento coercivo

09 mar, 2023 - 21:41 • Ricardo Vieira

O Presidente da República também vai analisar o lado constitucional do programa "Mais Habitação" e defende a densificação de conceitos.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, questiona a execução do arrendamento coercivo defendido pelo Governo.

Em entrevista à RTP e ao Público, o chefe de Estado comentou o programa "Mais Habitação", apresentado pelo executivo para atacar o problema da habitação em Portugal.

“No arrendamento coercivo o Governo baseia-se em duas ideias: a primeira, que os municípios é que vão descobrir as casas devolutas. Já se percebeu que os municípios não vão descobrir. Já vários presidentes de câmara disseram que não têm meios para descobrir, a não ser uns poucos milhares de casas devolutas. Não têm máquina, não sei se têm vontade. Eu tenho dúvidas que logo o processo não comece mal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República também vai analisar o lado constitucional das medidas.

“Vou olhar sobretudo para a eficiência do que é proposto. Também vou olhar para a constitucionalidade, nomeadamente na coincidência da definição de casa devoluta que vinha na Lei de Bases da Habitação de 2019 e a que agora é apresentada. Conceitos como onde havia não haver consumo de água e eletricidade, passar a dizer consumo baixo, o que é um consumo baixo? Depende da capacidade económica da pessoa. Consumo baixo é uma falta de densificação de um conceito numa matéria sensível."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+