Tempo
|
A+ / A-

​Abusos na Igreja

PCP quer que Igreja tome "medidas preventivas" para tirar "presumíveis abusadores da vida pública"

06 mar, 2023 - 16:50 • Susana Madureira Martins

Os comunistas consideram que "é possível" a Igreja Católica tomar "medidas preventivas e administrativas que, até conclusões judiciais e canónicas, permitam retirar os presumíveis abusadores da vida pública".

A+ / A-

Veja também:

Dossiê Abusos na Igreja. Quebrando o silêncio
Vítima de abuso. “Estive 22 anos em silêncio. Sentia-me culpada, passei muitas noites a chorar”
Quais são os casos públicos de abusos sexuais de menores na Igreja?
Como os Papas lidaram com os abusos sexuais na Igreja
Todas as notícias sobre Abusos na Igreja


Três dias depois da conferência de imprensa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Fátima, para o anúncio de medidas sobre os abusos sexuais na Igreja Católica, o PCP vem tomar posição para dizer que as conclusões dos bispos "sobre os trabalhos da Comissão Independente não correspondem à gravidade da situação".

Em comunicado, o PCP refere a "dimensão do problema" e as "expectativas existentes" na sociedade para defender que é possível a Igreja Católica, no seu funcionamento, tomar medidas preventivas e administrativas".

Os comunistas consideram assim que a Igreja Católica pode agir permitindo "retirar os presumíveis abusadores da vida pública e do inevitável alarme social que isso motivaria".

Na nota enviada às redações, o PCP refere que essa ação da Conferência Episcopal pode surgir até que "conclusões judiciais e canónicas" sejam tomadas e "independentemente das decisões judiciais que a situação imponha".

Uma tomada de posição que o partido liderado por Paulo Raimundo faz questão de dizer que surge "com respeito" pela "independência" da Igreja Católica e que surge à boleia do que "muitos católicos e mesmo padres" têm dito, segundo o PCP.


Se foi vítima de abuso ou conhece quem possa ter sido, não está sozinho e há vários organismos de apoio às vítimas a que pode recorrer:

- Serviço de Escuta dos Jesuítas , um “espaço seguro destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais nas instituições da Companhia de Jesus.

Telefone: 217 543 085 (2ª a 6ª, das 9h30 às 18h) | E-mail: escutar@jesuitas.pt | Morada: Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa

- Rede Care , projeto da APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que “apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual de forma especializada, bem como as suas famílias e amigos/as”.

Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém, Algarve, Alentejo, Madeira e Açores.

Telefone: 22 550 29 57 | Linha gratuita de Apoio à Vítima: 116 006 | E-mail: care@apav.pt

- Comissões Diocesanas para a Protecção de Menores . São 21 e foram criadas pela Conferência Episcopal Portuguesa.

São constituídas por especialistas de várias áreas, recolhem denúncias e dão “orientações no campo da prevenção de abusos”.

Podem ser contactadas por telefone, correio ou email.

Para apoiar organizações católicas que trabalham com crianças:

- Projeto Cuidar , do CEPCEP, Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica

Se pretende partilhar o seu caso com a Renascença, pode contactar-nos de forma sigilosa, através do email: partilha@rr.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+