Tempo
|
A+ / A-

Rui Rocha garante "grande vontade" de crescimento da IL nos Açores

05 mar, 2023 - 20:11 • Lusa

O executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) é suportado no parlamento pelos partidos do governo, pela IL, Chega e deputado independente.

A+ / A-

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, sublinhou este domingo "a grande vontade" de crescimento do partido nos Açores, assegurando o foco para a construção de "políticas liberais" que possam ser apresentadas aos eleitores nas próximas eleições regionais.

"O mandato dessa comissão executiva é de dois anos. Durante estes dois anos acontecerão eleições regionais nos Açores e nós queremos crescer", afirmou Rui Rocha, em declarações à agência Lusa, no início da sua primeira visita aos Açores como presidente da IL.

Rui Rocha referiu que é igualmente importante que a IL se "consolide nas suas estruturas", num processo de "proximidade aos membros da IL" e junto das populações para "compreender os seus desafios, as suas dificuldades e os seus objetivos".

"E, portanto, é uma ideia que fez parte da moção de estratégia que apresentámos, no sentido de promovermos uma maior proximidade em todo o país, mas também nas Regiões Autónomas" dos Açores e da Madeira, vincou.

O presidente da IL, eleito em janeiro, salientou ainda a importância de ser desenvolvido um trabalho "no terreno" para "conhecer a realidade dos açorianos e das diferentes ilhas, perceber os seus problemas e identificar os seus objetivos" para a construção de "políticas liberais" que possam ser apresentadas aos eleitores nas próximas eleições regionais.

Segundo o também deputado da IL na Assembleia da República, "os Açores são uma região muito importante para a Iniciativa Liberal". .

"Nós temos uma grande vontade de crescer nos Açores e, portanto, faz parte desta estratégia de crescimento" do partido, reforçou.

O partido elegeu um deputado nas legislativas açorianas de 2020, pelo círculo de compensação.

O executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) é suportado no parlamento pelos partidos do governo, pela IL, Chega e deputado independente.

Questionado sobre o apoio parlamentar da IL, Rui Rocha disse que a Iniciativa Liberal "é um partido responsável que contribui com a sua maturidade para a estabilidade das soluções".

"E, portanto, cabe à coligação assegurar também condições para que essa estabilidade exista", sustentou à Lusa.

Na sua primeira visita aos Açores como presidente da IL, Rui Rocha esteve hoje na ilha do Pico, onde visitou a Adega de Lucas Amaral, na freguesia da Candelária, Madalena.

"Esse produtor é um exemplo de alguém que começou a sua atividade com 19 anos, aproveitou um momento de muita dificuldade que foi o tempo do covid-19 e lançou-se numa atividade. Não ficou parado e tem cada vez mais capacidade produtiva, aposta na qualidade. E, a seguir, lançou também para um espaço mais virado para o turismo", assinalou.

No entender do presidente da IL, os Governos da República e Regional "têm de criar condições" para que "não existam entraves" a investimentos empreendedores e geradores de emprego.

É preciso "criar condições para que este tipo de investimentos e de projetos se possam desenvolver, eliminando burocracias, simplificando processos", defendeu.

O presidente da IL prossegue na segunda-feira a visita aos Açores com uma deslocação à ilha do Faial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+