Tempo
|
A+ / A-

Demissão de Medina? “Não podemos antecipar conclusões do relatório”, diz Marcelo

26 fev, 2023 - 17:15 • Ricardo Vieira

Questionado pelos jornalistas se demissão do ministro das Finanças pode ser uma conclusão a tirar do relatório final sobre a indemnização da TAP a Alexandra Reis, o Presidente da República respondeu que “não podemos antecipar quais são as conclusões do relatório”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirma que o ministro das Finanças deve tirar conclusões do relatório sobre a indemnização paga pela TAP a Alexandre Reis, mas não esclarece se em cima da mesa pode estar a demissão de Fernando Medina.

Depois de no sábado ter comentado o projeto de parecer do Instituto-Geral de Finanças (IGF), que aponta irregularidades no caso dos 500 mil euros pagos pela TAP à ex-gestora, Marcelo Rebelo de Sousa voltou este domingo ao tema, em Coimbra, à margem de uma iniciativa da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Questionado pelos jornalistas se demissão do ministro das Finanças pode ser uma conclusão a tirar, o Presidente da República respondeu que “não podemos antecipar quais são as conclusões do relatório”.

“Portanto, vamos esperar pelas conclusões do relatório e pela decisão do Sr. ministro das Finanças sobre as conclusões definitivas do relatório”, acrescentou o Presidente da República.

A SIC avançou na sexta-feira à noite que o projeto de parecer da IGF "aponta para a existência de fortes irregularidades no processo" da indemnização paga pela TAP a Alexandra Reis.

De acordo com a SIC, quer a administração da TAP, liderada por Christine Ourmiéres Widener, quer a ex-administradora da companhia já foram notificadas pela IGF "para fazer o contraditório ao projeto de parecer" e já entregaram a sua pronúncia, pelo que "o parecer da IGF deve ser conhecido em breve".

No sábado, o Presidente da República afirmou que o ministro das Finanças, Fernando Medina, deverá ponderar as consequências das conclusões da Inspeção-Geral de Finanças.

"Se foi pedido pelo senhor ministro das Finanças, o senhor ministro das Finanças terá de ponderar exatamente as consequências do relatório. Vamos esperar para ver", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado pelos jornalistas se este caso pode ter ainda mais consequências políticas.

A resposta do Ministério das Finanças chegou este domingo em forma de comunicado. O gabinete do ministro Fernando Medina referiu que a ação inspetiva da IGF sobre a indemnização paga à ex-administradora da TAP Alexandra Reis ainda está "em fase de contraditório" e só depois será elaborado um relatório final.

Segundo a tutela, "logo que a ação inspetiva se encontre concluída e seja produzido o relatório da mesma, o ministro das Finanças prontamente tornará públicas as conclusões e determinará o que se impuser para plena garantia da legalidade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+