Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo vai reprogramar o PRR para ajustar metas

24 fev, 2023 - 20:19 • Susana Madureira Martins

Ministra da Presidência diz que há metas intermédias que podem não ser cumpridas e que é preciso ajustar. Mariana Vieira da Silva dá o exemplo da construção da linha de metro Odivelas-Loures.

A+ / A-

O Governo está a trabalhar na reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo indicou a ministra da Presidência esta sexta-feira.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva referiu que o processo foi aberto pela própria Comissão Europeia e irá durar durante os próximos meses.

A governante referiu que há metas intermédias que podem não ser cumpridas e que é preciso ajustar, com a ministra a dar o exemplo da construção da linha de metro Odivelas-Loures.

"O calendário de 2026 será cumprido, mas a reprogramação servirá para fazer este esforço orçamental e afinar metas intermédias", garantiu.

"Por exemplo, é preciso corrigir os dois trimestres no caso da Linha Violeta", exemplificou, ainda.

O projeto do metro Odivelas-Loures é um dos considerados críticos em termos de atraso pela comissão de acompanhamento do PRR.

Mariana Vieira da Silva deu também o exemplo do programa de emprego sustentável, que terá de sofrer ajustes na sequência de o cenário económico entretanto se ter alterado desde que o PRR foi desenhado.

O Governo está neste momento a fazer o levantamento projeto a projeto de novas necessidades de financiamento, novos calendários e metas, garantindo que a Comissão Europeia mantém 2026 como o prazo de finalização do PRR.

Na mesma conferência de imprensa, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, afirmou que o custo da construção da linha de metro que ligará Odivelas a Loures derrapou mais de 140 milhões de euros e irá agora custar 396 milhões, quando estava previsto um custo de 250 milhões de euros.

A derrapagem deve-se à subida de preço dos materiais e à decisão de construir estações subterrâneas, disse Duarte Cordeiro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+