Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. PS quer ouvir vice do PSD e ex-secretária de Estado do Tesouro de Passos Coelho

23 fev, 2023 - 15:25 • Manuela Pires com redação

A informação foi avançada esta quinta-feira por Eurico Brilhante Dias, líder da bancada parlamentar socialista.

A+ / A-

O Partido Socialista (PS) vai chamar ao Parlamento o vice-presidente do PSD, Miguel Pinto Luz, que foi secretário de Estado no Governo de Pedro Passos Coelho, responsável à data pela privatização da TAP.

A informação foi avançada esta quinta-feira por Eurico Brilhante Dias, líder da bancada parlamentar do PS.

"Apresentaremos novo requerimento na próxima semana para ouvir o antigo secretário de Estado [das Infraestruturas], Miguel Pinto Luz, a ex-secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e o presidente da ParPública que, naquela noite/madrugada, 12 dias depois de esse Governo [de Passos Coelho] ter tomado posse e dois dias depois de ter caído aqui [na AR] com uma moção de rejeição, assinaram o contrato com o senhor [David] Neeleman e com o senhor Humberto Pedrosa."

É por esse motivo, indicou Eurico Brilhante Dias, que o PS pretende ouvir as três pessoas no Parlamento.

Esta semana, a Comissão Parlamentar de Economia aprovou, por unanimidade, o pedido do PS para ouvir os antigos governantes António Pires de Lima e Sérgio Monteiro sobre o mesmo tema.

O PS exige esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP em 2015, argumentando que em causa está a utilização de dinheiro da própria TAP, e de contratos da TAP, para financiar a entrada de um operador privado na companhia aérea nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    23 fev, 2023 Trofa 16:53
    Então o PS faz um negocio de recompra da TAP e não pede documentos da empresa, para analisar, antes de efetuar o grande negocio (se se for para os amigos do PS)? A geringonça afinal o que andava a fazer? Com esta atitude do PS e os seus seguidores, BE e PCP, injetou mais de 3 mil milhões do erário publico, dinheiro que faz falta para pagar a quem o PS e PSD roubaram, os professores )

Destaques V+