Tempo
|
A+ / A-

Marcelo diz que é importante perceber "todos os passos” dados na TAP

22 fev, 2023 - 14:02 • Lusa

No dia em que toma posse a comissão parlamentar de inquérito à TAP, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre o que espera deste processo.

A+ / A-

O Presidente da República considerou esta quarta-feira importante que os portugueses “percebam todos os passos que foram dados na TAP”, recordando que “muito dinheiro dos seus bolsos foi metido” na companhia aérea.

No dia em que toma posse a comissão parlamentar de inquérito à TAP, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre o que espera deste processo, pouco depois de ter recebido a Força Operacional Conjunta (FOCON), que esteve em missão na Turquia, no Picadeiro Real, em Lisboa.

Na resposta, o chefe de Estado referiu que não comenta comissões de inquérito parlamentares, mas afirmou que os portugueses “sabem que muito dinheiro dos seus bolsos foi metido na TAP com um bom objetivo, que era recuperar a TAP, reestruturar a TAP e criar condições para ela ter um futuro melhor”.

“Sabemos como a pandemia ‘matou’ uma privatização que estava pensada, a certa altura, depois de vários momentos anteriores em que houve maioria privada e depois passou a haver uma posição pública mais forte”, recordou.

O Presidente da República reiterou que a privatização “estava fechada, praticamente”, mas “deixou de estar fechada” com a pandemia, pondo-se agora “o problema ou a questão de saber quando e em que termos é possível ou não haver a associação da TAP com outra companhia ou outro grupo aéreo internacional”.

“O importante é que os portugueses percebam todos os passos que foram dados na TAP para, quando agora for dado esse passo [da privatização], haver dúvidas sobre ‘mas como é que isto começou’. Se agora há dúvidas sobre como é que começou, bom, o melhor é esclarecer e [perceber] como é que se passou ao longo do tempo”, salientou.

Marcelo ressalvou que o “parlamento é que é competente para o fazer”, reiterando que não quer comentar o trabalho dos deputados.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+