Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moedas responde a Marcelo: "Não aceito lições de ninguém" sobre imigração

14 fev, 2023 - 18:07 • Susana Madureira Martins

"Fui imigrante, sou casado com uma imigrante, o meu sogro é marroquino e a minha sogra tunisina", disse o autarca na reunião da Assembleia Municipal, onde fez questão de repetir o que disse na entrevista à Renascença e ao Público: que o país precisa de uma política de imigração "digna".

A+ / A-
Moedas diz que não aceita lições "de ninguém": "Eu fui emigrante, sou casado com uma imigrante"
Moedas diz que não aceita lições "de ninguém": "Eu fui emigrante, sou casado com uma imigrante"

Horas depois do Presidente da República ter pedido "bom senso" a Luís Montenegro e a Carlos Moedas sobre o tema da imigração, o autarca de Lisboa veio responder que não aceita "lições de ninguém nesta matéria" e rematou a frase com uma repetição: "de ninguém".

Na intervenção inicial da reunião da Assembleia Municipal desta tarde, o presidente da câmara de Lisboa puxou dos galões e do seu próprio exemplo como emigrante e familiar de imigrantes: "fui imigrante, sou casado com uma imigrante, o meu sogro é marroquino e a minha sogra tunisina".

Tal como tinha feito na entrevista ao programa "Hora da Verdade", da Renascença e do jornal Público, o autarca de Lisboa repetiu que Portugal "precisa de imigrantes", mas precisa também de "uma política de imigração digna", acrescentando que o que existe "não é digno".

Moedas promete "lutar" por uma política de imigração "digna" depois de ter sido atropelado pelas declarações de Marcelo em Belém, com o Presidente da República a avisar que é "fácil ir atrás das emoções" no tema da imigração, alertando que declarações emocionais "correm o risco de serem irracionais" e de se tornarem populistas.

O autarca de Lisboa insiste que é preciso mudar a política de imigração, considerando que este é "um desafio para todos", anunciando que pediu aos vereadores que "reunissem o mais rapidamente possível" com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para "trabalhar em conjunto com soluções, entre todos".

Ao mesmo tempo, o autarca deixou "obviamente, um pedido e um apelo" a todos os presidentes de junta, considerando que estes "são essenciais no papel que têm de proximidade junto de todas estas comunidades". E aqui reforçou a ideia de que essas "comunidades" imigrantes "são benvindas, são lisboetas" prometando lutar "por elas, mas com dignidade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    16 fev, 2023 3 maior cidade portuguesa 22:36
    Ai esta?? Mais um famoso politico que alem de ser um pequeno ignorante se assim se pode apelidar que desde que disse que lisboa estava preparada para um cismo? 'Ainda quer dar lições a um doutorado que se calhar lhe deu lições de boa cidadania ? Desculpem-me Se calhar nem com moedas conhece a palavrao que e um pregão usado na capital
  • José J C Cruz Pinto
    16 fev, 2023 ILHAVO 11:23
    O problema nâo é ele não querer lições de ninguém. [Acontece em regra o mesmo com os "cábulas" - preferem não aprender.] O problema é quando um deles, para mais ainda novato, quer dar lições a nós todos.
  • Joao Oliveira
    15 fev, 2023 Edinburgo 02:44
    O problema da imigração em Portugal não e a lei ou a falta de ma vontade, mas os próprios Portugueses. A exploração entre Portugueses ja e recorrente, dai a fazer o mesmo ou pior aos imigrantes e somente um passo. Para um pais com uma enorme diáspora la fora, e um triste exemplo.
  • EU
    14 fev, 2023 PORTUGAL 23:12
    Na minha terra diz-se " AH VALENTE HOMEM ". É assim mesmo que um Político tem de atuar. Sem tibiezas, sem MAS ou meio MAS. Até que enfim houve ALGUÉM que dissesse ao Senhor Presidente da República que em democracia cada UM no seu lugar.

Destaques V+