Tempo
|
A+ / A-

Gonçalo Caleia Rodrigues é o novo secretário de Estado da Agricultura

14 fev, 2023 - 19:26 • Diogo Camilo , Ricardo Vieira

Gonçalo Caleia Rodrigues é o primeiro governante a ser nomeado após a criação do questionário de verificação prévia.

A+ / A-

Gonçalo Caleia Rodrigues é o novo secretário de Estado da Agricultura, anunciou esta terça-feira a Presidência da República.

Em comunicado divulgado no site oficial de Belém é referido que Marcelo Rebelo de Sousa aceitou a proposta do primeiro-ministro, António Costa, e que a posse terá lugar esta quarta-feira, pelas 17h45, no Palácio de Belém.

Vice-presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Gonçalo Caleia Rodrigues é o primeiro governante a ser nomeado após responder ao questionário de verificação prévia. Anunciado há um mês, o questionário do Governo contém 36 perguntas sobre a situação penal, fiscal e patrimonial de nomes convidados por António Costa para o seu executivo.

Gonçalo Rodrigues é professor auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde leciona disciplinas na área da Agricultura.

É doutorado em Engenharia dos Biossistemas pelo Instituto Superior de Agronomia e licenciado em Engenharia do Ambiente, com a especialidade em Gestão de Águas e Melhoramentos Rurais. Tem ainda uma pós-graduação em Gestão, pela Nova School of Business and Economics (NovaSBE).

Gonçalo Rodrigues substitui no cargo de secretário de Estado da Agricultura Carla Alves, que se demitiu um dia após tomar posse, após ter sido noticiado que tinha diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

No final do mês, o Governo fez uma remodelação da orgânica do executivo, extinguindo momentaneamente o cargo, esclarecendo que se tratava apenas de uma formalidade e que “decreto de lei não extingue” a secretaria de Estado.

No mesmo dia, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) criticou a "falta de sentido de Estado" da decisão, indicando que o fim do cargo significava que o Governo estava a "preparar o fim do Ministério".

[notícia atualizada às 19h48]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+