Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo felicita operacionais portugueses que resgataram criança turca

11 fev, 2023 - 21:51 • Redação

Terão sido cães da Guarda Nacional Republicana (GNR) a detetar a criança nos escombros.

A+ / A-

SAIBA MAIS


O Presidente da República "felicitou, calorosamente" o comandante da Força Operacional Conjunta portuguesa que resgatou este sábado, em Antáquia, na Turquia, uma criança de dez anos.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu que transmitisse a toda a equipa a expressão de reconhecimento dos portugueses.

"O Presidente da República felicitou, calorosamente, o comandante da Força Operacional Conjunta portuguesa que resgatou hoje, em Antáquia, na Turquia, uma criança de dez anos, pedindo-lhe que transmitisse a toda a equipa a expressão de reconhecimento dos portugueses", refere uma mensagem publicada no site da Presidência.

A criança foi resgatada com vida na localidade de Antáquia, região de Hatay.

Terão sido cães da Guarda Nacional Republicana (GNR) a detetar a criança nos escombros.

Mais de 25 mil pessoas morreram no sismo de segunda-feira, que assolou a Turquia e a Síria.

A ONU admitiu este sábado que o número de vítimas pode duplicar, porque ainda há muitas pessoas presas nos escombros de milhares de edifícios.

Uma equipa de 53 elementos da Proteção Civil, GNR e emergência médica partiu na quarta-feira para a Turquia para apoiar os esforços de busca e salvamento após o sismo devastador.

A previsão é que a missão seja de 10 a 15 dias, mas poderá ser estendida, consoante aquilo que a equipa encontrar no terreno.

Esta força é composta por operacionais da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica e a ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Além dos 53 elementos, Portugal enviará também equipamento de busca e salvamento, mas não equipamento pesado.

A Síria e a Turquia foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Sismos na Turquia e Síria. O rasto de destruição visto do ar
Sismos na Turquia e Síria. O rasto de destruição visto do ar
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+