Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da concelhia de Lisboa do PS demite-se. Marta Temido assume cargo

06 fev, 2023 - 18:41 • Lusa

Davide Amado está acusado de participação económica em negócio e abuso de poder.

A+ / A-

O presidente da concelhia de Lisboa do PS, Davide Amado, demitiu-se hoje do cargo, "sem qualquer admissão de culpa", após ter sido noticiado que está acusado de participação económica em negócio e abuso de poder. A ex-ministra da Saúde Marta Temido vai assumir transitoriamente o cargo.

Marta Temido substituiu provisoriamente Davide Amado, que hoje se demitiu da presidência da concelhia de Lisboa do PS após ter sido noticiado pela CNN Portugal/TVI que está acusado de participação económica em negócio e abuso de poder, num esquema que terá lesado a Santa Casa da Misericórdia em mais de um milhão de euros.

Numa nota publicada hoje à tarde na rede social Facebook, Davide Amado afirma que os factos que lhe são imputados pelo Ministério Público "não correspondem à verdade" e que "no devido tempo será reposta e, consequentemente, demonstrada" a sua "completa inocência".

"Contudo, e porque no momento atual que vivemos, toda a suspeição é utilizada como arma de arremesso contra os partidos políticos, exige a minha consciência e sentido de militância a ponderação de todas as consequências políticas a retirar", escreve o socialista, sublinhando que a demissão ocorre "sem qualquer admissão de culpa" e para impedir que os "factos se transformem num ataque ao Partido Socialista".

O autarca esclarece ainda que os factos referidos na acusação não ocorreram no exercício de cargos públicos ou políticos, "mas antes no quadro de uma relação de trabalho com uma das empresas citadas".

Segundo a CNN Portugal/TVI, que cita a acusação, Davide Amado é acusado de ter gerido várias empresas criadas à medida para forjar ajustes diretos com a Santa Casa da Misericórdia.

De acordo com a mesma fonte, "entre 2012 e 2014, foram feitos ajustes diretos de mais de dois milhões de euros".

"A investigação acredita que os empresários criaram mais de uma dezena de empresas para criar a falsa aparência de concorrência e imparcialidade "sem respeitarem as regras e encarecendo o valor de cada um dos produtos e serviços"", de acordo com a estação de televisão.

A CNN Portugal/TVI diz ainda que, além de Davide Amado, o Ministério Público acusou mais oito arguidos.

[notícia atualizada às 19h46]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+