Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo Raimundo diz que "pessoas têm de reagir" perante "situação explosiva"

05 fev, 2023 - 13:55 • Lusa

O secretário-geral do PCP apela à mobilização pela defesa do SNS para que não se perca esta conquista do 25 de Abril.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, defendeu hoje que, perante a "situação explosiva" atual, "as pessoas têm de reagir", apelando também à mobilização pela defesa do SNS para que não se perca esta conquista do 25 de Abril.

"Não é coincidência. Todos os dias, cada um de nós, estamos a ser apertados nos seus setores, nas suas profissões, nos salários e nas pensões. Está tudo a apertar e as pessoas têm de reagir. As pessoas não são respeitadas, ganham mal e não conseguem viver com condições de dignidade e têm de reagir, não há alternativa", respondeu aos jornalistas Paulo Raimundo, quando questionado sobre as greves nos vários setores.

O secretário-geral comunista esteve esta manhã em contacto com a população no mercado mensal de Azeitão, distrito de Setúbal, tendo sido questionado pelos jornalistas sobre o anúncio feito na véspera de que o PCP vai avançar com um projeto de lei para alterar o estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo os objetivos "travar a possibilidade de abrir ainda mais portas ao setor privado na saúde" e valorizar e respeitar os profissionais do SNS.

"Estamos numa situação em que achamos que os profissionais de saúde, os utentes, os sindicatos e todos o que defendem o SNS precisam de reagir para que não acordemos um dia sem esta conquista extraordinária do 25 de abril", apelou.

Esta reação, segundo Paulo Raimundo, é já visível "em frente dos centros de saúde a defendê-los, nas ações de luta pelo aumento dos salários". .

"É assim que tem de ser, não há alternativa. É preciso que estas movimentações forcem o Governo a ceder de forma a dar resposta aos problemas das pessoas. Não nos entretemos com se há ou não eleições. Queremos é que o Governo dê resposta aos problemas das pessoas", afirmou.

Referindo que "parece que a inflação vai baixando", o líder do PCP ressalvou que, no momento dos portugueses irem às compras, "verifica-se que não há nenhuma relação disso com os preços". .

"Aliás, os alimentos e a energia são os principais responsáveis pela inflação e pelo aumento da especulação, que é um problema que urge combater. Por essa razão insistimos tanto na fixação e controlo dos preços. Sem isso não é possível travar o aumento dos preços, que, conjugado com a contenção dos salários, temos uma situação explosiva que as pessoas não aguentam", avisou.

No dia em que passam três meses desde que foi anunciado que iria suceder a Jerónimo de Sousa como secretário-geral do PCP -- uma data que assumiu não ter presente -, Paulo Raimundo faz "um balanço positivo" deste período .

"Tem havido muita iniciativa e ação. O que decidimos na conferência nacional está em andamento. Além disso, o contacto com as pessoas é uma coisa muito interessante e natural. Estamos cá para trabalhar", disse, explicando que a ação desta manhã no mercado de Azeitão é uma "linha de trabalho" que o partido está desenvolver, ou seja, um "contacto mais direto com as pessoas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+