Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Papel do presidente é ajudar o Governo a não se pôr a jeito”, diz Marcelo

31 jan, 2023 - 15:20 • Carla Fino , Cristina Nascimento

Presidente da República evitou comentar o bónus de dois milhões de euros à diretora executiva da TAP, lembrando que a empresa está a ser alvo de um plano de reestruturação.

A+ / A-

O Presidente da República considera que o seu papel é ajudar o Governo a construir uma maioria de obra feita. Marcelo Rebelo de Sousa comentava desta forma a entrevista concedida pelo Primeiro-ministro António à RTP, durante a qual reconheceu que o Governo cometeu erros e que “pôs-se a jeito” das críticas e dos problemas.

“O que eu direi é que a função do Presidente da República é ajudar o Governo a não se pôr a jeito de a maioria absoluta que é de nome deixe de ser uma maioria absoluta de obra também”, disse aos jornalistas.

O chefe de Estado acrescentou que esse é um papel do Presidente, mas também “é o papel da oposição, é o papel da comunicação social, é evitar que – acho curiosa essa expressão - se ponha a jeito de desperdiçar uma oportunidade”.

Noutro plano, Marcelo comentou também o alegado bónus de dois milhões de euros que a presidente executiva da TAP receberá se concluir, como previsto, o plano de reestruturação da empresa.

Mas preferiu lembrar que “está em curso uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças, está em curso um plano de reestruturação da TAP” e que essa questão deve ser examinada “nesse quadro”.

Ainda sobre a companhia aérea, sublinhou que “é muito importante para os portugueses que a TAP dê a volta, passe de perder dinheiro a ganhar dinheiro” e que a decisão sobre uma eventual privatização deve ficar para depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+