Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agricultura

Ministra desvaloriza nomeação de jurista condenada para a Direção-Geral de Veterinária

30 jan, 2023 - 14:27 • Carla Fino , Rosário Silva

Luísa de Sá Gomes foi acusada de abuso de poder, participação económica e falsificação de documentos quando foi nomeada subdiretora-geral de Veterinária.

A+ / A-

A ministra da Agricultura diz não haver impedimento legal para nomear em regime de substituição Luísa Sá Gomes como subdiretora-geral de Veterinária.

O jornal Público noticia esta segunda-feira que a jurista foi condenada a pena suspensa por crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documentos.

Em Bruxelas, Maria do Céu Antunes desvalorizou a notícia. “Aquilo que posso dizer neste momento é que fui informada que não havia qualquer impedimento que permitisse ou que impedisse que a pessoa fosse nomeada em regime de substituição.”

A governante revelou que a jurista Luísa Sá Gomes "já estava no Ministério da Agricultura a exercer um cargo de chefia", sublinhando que se trata de uma nomeação “em regime de substituição”.

Por outro lado, a ministra realçou que "não há nenhum impedimento legal para a pessoa estar em regime de substituição", acrescentando que a nomeação "vai terminar em breve”, tendo em conta que “o concurso para preenchimento deste lugar terminou no dia 23 de janeiro".

Maria do Céu Antunes espera que "a todo o momento, a CRESAP [Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública] nos apresente a lista dos candidatos para o candidato a ser selecionado poder ocupar o seu lugar”.

O jornal revela que a ministra nomeou uma jurista condenada a dois anos e três meses de pena suspensa em 2018, pelos crimes de abuso de poder, participação económica em negócio e falsificação de documento.

Trata-se de um caso relacionado com ajustes diretos em empreitadas para construir ou remodelar esquadras e postos da GNR. Maria do Céu Antunes desvalorizou esse facto, afirmando “que esse julgamento foi anulado e que aguarda um novo julgamento".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+