Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sondagens

“Tamanho disparate!”. Nuno Melo atira-se às sondagens e diz ser “impossível” CDS ter 0,0%

27 jan, 2023 - 12:55 • Tomás Anjinho Chagas

Presidente do CDS acusa a sondagem da CNN Portugal de “manipular" e defende ser "impossível" o CDS não ter intenções de voto. Melo afasta-se de Chega e Iniciativa Liberal.

A+ / A-

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, diz que é um “tamanho disparate” a sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal que prevê 0,0% das intenções de voto para o CDS.

À margem do evento “Road to Recovery” em Lisboa, do Partido Popular Europeu- onde PSD e CDS estão incluídos- o líder centrista desvaloriza os resultados revelados na passada quarta-feira.

Só alguém destituído de racionalidade é que acredita que um partido que governa sozinho seis autarquias, governa mais de 40 em coligação com o PSD, que está nos governos regionais, e que tem uma delegação no Parlamento Europeu, não tem um voto”, dispara Nuno Melo em declarações aos jornalistas.

O eurodeputado vai mais longe ao classificar o resultado dessas projeções como um “tamanho disparate”, e acusa essa sondagem de “manipular” os resultados na prática.

“É tamanho disparate que eu devo dizer que isto só desabona a quem se permite propalar tal coisa”, atira Nuno Melo, que complementa: “É impossível. Até poderia ter zero ponto qualquer coisa, mas zero é a expressão do impossível. Uma empresa que se quer credível, dizê-lo, só me permite dizer que manipula”.

Nuno Melo lembra que nas legislativas de 2022 o partido teve 100 mil votos- “mais do que o PAN e do que o Livre” – e considera que esta dita “manipulação” abona a alguém: “não é ao CDS”.

O presidente do CDS aproveita o momento para garantir que o partido “terá muitíssimo melhor do que isso” quando for a votos. E para se afastar do Chega e da Iniciativa Liberal.

“Nem se confunde com a direita absolutamente radical e populista, nem com a direita que só tem uma ideia sobre economia e que, em tudo o resto, não tem mais ideia nenhuma”, distingue Melo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Oliveira
    27 jan, 2023 Edimburgo 13:24
    E preciso saber ler as sondagens, e honestamente, saber faze-las. Uma amostra com somente 828 pessoas nao e um grande indicador de exatidão, e dificilmente sera representativo da opiniao de um pais de 10 milhões. A TVI/CNN poderia ter dado mais peso a credibilidade a sondagem ao ter alargado o numero de inquiridos para alguns milhares. O CDS deveria ter analisado os problemas com o estudo em si. Mas tambem dever tomar consciencia de que o seu desaparecimento no Parlamento reduz drasticamente a sua visibilidade, e que isto ira refletir-se em futuras eleicoes, em votos e na qualidade dos candidatos disponiveis. O partido tem que se renovar, de estar nas bocas e ouvidos da populacao.

Destaques V+