Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Expansão do metro de Lisboa

Metro até Alcântara tem de estar concluído até ao último dia de 2026, avisa Costa

27 jan, 2023 - 13:34 • Lusa

No âmbito e no calendário do PRR, esta obra ou está concluída até às 24 horas do dia 31 de dezembro de 2026, ou então teremos um sério problema para pagar esta obra", diz primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro avisou esta sexta-feira que as obras para a extensão do metropolitano de Lisboa a Alcântara têm de cumprir o calendário do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando concluídas até 31 de dezembro de 2026.

Esta advertência foi transmitida por António Costa na sessão comemorativa dos 75 anos do Metropolitano de Lisboa, no Terreiro do Paço, com a presença do presidente da Câmara, Carlos Moedas, e do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Antes do ato simbólico do lançamento do concurso público para a extensão da linha vermelha do metro, entre a atual estação de São Sebastião e a futura estação terminal de Alcântara, o líder do executivo salientou a importância do cumprimento dos prazos inerentes ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“No âmbito e no calendário do PRR, esta obra ou está concluída até às 24 horas do dia 31 de dezembro de 2026, ou então teremos um sério problema para pagar esta obra. Como não queremos problemas, só temos uma coisa a fazer: Cumprir este calendário”, reforçou.

António Costa, que foi presidente da Câmara de Lisboa entre 2007 e 2015, referiu que “foi sempre ficando para trás” a existência de um serviço de metro na zona ocidental da cidade.

“Havia razões compreensíveis para isso, porque é mais difícil trabalhar num entro urbano já consolidado, é mais difícil vencer obstáculos físicos como o Vale de Alcântara e é mais difícil lidar com realidades geológicas complexas como o subsolo hidrológico”, apontou.

Depois, com Carlos Moedas a ouvi-lo, acentuou esta mensagem: “Finalmente, por decisão do Governo, a zona ocidental da cidade vai ser servida pelo metropolitano. É esse concurso que estamos hoje aqui a lançar para que no âmbito e no calendário do PRR esta obra seja realizada”.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro desenvolveu também o tema relacionado com a meta nacional de atingir a neutralidade carbónica em 2026 e a importância da redução das emissões resultantes do transporte individual.

António Costa falou então dos projetos de expansão do metro do Porto, do sistema de mobilidade do Mondego entre Coimbra e Lousã, e do “metro-bus” entre Olhão, Faro e Loulé, com serviço ao aeroporto.

Antes, tinha deixado a referência que em breve poderá haver no norte do país uma segunda cimeira das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, depois da primeira edição que teve lugar no Palácio de Queluz.

Especificamente em relação à área metropolitana de Lisboa, o primeiro-ministro considerou que “foi duro que o metro vencesse as fronteiras da cidade, vencesse as fronteiras da antiga estrada militar e fosse até Odivelas”.

“Foi depois possível que o metro chegasse à Amadora e fosse um fortíssimo impulso para o desenvolvimento económico e social do concelho. Agora, temos outra ambição e, no PRR, o Governo decidiu incluir a extensão de uma linha de metro ligeiro de Odivelas até Loures, servindo o Hospital Beatriz Ângelo e chegando mesmo ao outro lado da c idade no Infantado”, indicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Fernandes
    27 jan, 2023 ALVERCA DO RIBATEJO 14:24
    Depois do propaganda-mor ter ido ver as mensagens no telemóvel, vem outro propaganda: Agora é que é! É de mestre sr Costa.

Destaques V+