Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude 2023

Custos da JMJ? Santos Silva acredita que há um “enorme benefício” na realização do evento

27 jan, 2023 - 17:52 • Tomás Anjinho Chagas

Presidente da Assembleia da República diz não haver contestação social com a realização do evento, mas recusa comentar custos. No entanto, diz que são menores do que os “benefícios materiais e económicos”.

A+ / A-

Agora foi a vez do presidente da Assembleia da República se pronunciar sobre altar-palco da Jornada Mundial da Juventude que vai custar 4,2 milhões de euros. Durante uma visita à sede da JMJ em Lisboa, Augusto Santos Silva não quis comentar os valores envolvidos nesta infraestrutura do evento.

Eu não tenho funções que me permitam responder a qualquer pergunta sobre isso”, disse o presidente da Assembleia da República, que preferiu antes falar do panorama geral: “Não vejo nenhuma contestação social à realização da Jornada Mundial da Juventude”, teceu em declarações aos jornalistas esta sexta-feira.

Reconhece que a JMJ é uma “festividade religiosa”, mas acredita que “o seu significado vai muito além disso”. Santos Silva sublinha a importância do evento para a imagem do país, e garante que a Assembleia da República vai cumprir o seu papel fiscalizador.

Evitando fazer contas, mas acabando por fazê-las, Santos Silva acredita “os benefícios materiais e económicos” superam os custos. “Todas as análises de custo-benefício que eu conheço mostram o enorme benefício que Portugal vai ter”, defende o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, do anterior Governo de António Costa.

Santos Silva diz não querer “reduzir” a discussão aos benefícios da Jornada Mundial da Juventude, e considera que “não há outro sentimento na população portuguesa, que não a alegria de acolher” o evento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+