Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. Cancelamento da greve permite "devolver paz social"

24 jan, 2023 - 12:11 • Lusa

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, considera o cancelamento da greve "uma excelente notícia".

A+ / A-
João Galamba Foto: José Sena Goulão/Lusa
João Galamba Foto: José Sena Goulão/Lusa
João Galamba Foto: Nuno Veiga/Lusa
João Galamba Foto: Nuno Veiga/Lusa

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta terça-feira que o cancelamento da greve na TAP permite "devolver a paz social" à transportadora aérea que deve agora "dedicar-se" às negociações "de um novo acordo de empresa".

"O passo que foi dado pelo sindicato dos tripulantes e pela administração da TAP foi da maior importância porque permitiu devolver paz social e agora a administração dedicar-se juntamente com os sindicatos a mais uma importante fase do Plano de Reestruturação que é a negociação de um novo acordo de empresa", afirmou.

Na segunda-feira, os tripulantes de cabine decidiram aceitar a proposta da TAP e desconvocar a greve marcada para o período entre 25 e 31 de janeiro.

O governante falava aos jornalistas, em Sines, no distrito de Setúbal, à margem da cerimónia de arranque da Agenda Nexus, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"A TAP está num processo difícil, está a ter bons resultados, é bom que esses resultados continuem. A TAP terá um recorde de receitas e vai antecipar em cerca de dois anos os resultados que eram esperados em 2025. Isto é da maior importância para o futuro da TAP, mas também permite boas notícias para os trabalhadores e foi isso que o processo negocial conseguiu trazer para todos", acrescentou.

Além de considerar o cancelamento da greve "uma excelente notícia", o ministro João Galamba defendeu que a paralisação "teria sido muito negativa não só para a TAP, mas também para os trabalhadores portugueses e para todo o país".

"Os acordos são sempre os acordos possíveis e nunca os acordos perfeitos e na situação difícil que a TAP se encontra o facto de ser possível um acordo já é de si significativo", sublinhou.

Para o governante, é "importante" que a TAP tenha "condições de concluir com sucesso o seu Plano de Reestruturação", depois do "esforço que todos os portugueses fizeram ao injetar 3,2 mil milhões de euros" na companhia.

"E esse Plano de Reestruturação tem dois pilares: resultados, que estão no bom caminho, e paz social, que depois da decisão [de segunda-feira] também está no bom caminho, e é isso tudo que importa", frisou.

Convicto de que a empresa apresenta "condições" para ter paz social, o governante lembrou que "todos os sindicatos assinaram os acordos de emergência", sendo "do interesse de todos colaborarem para que a paz social seja uma realidade" e sem a qual "não é possível concluir o Plano de Reestruturação com sucesso".

"Sem concluir o Plano de Reestruturação com sucesso não é só a TAP que sofre, são todos os portugueses, é a TAP e são todos os trabalhadores", reforçou.

Questionado sobre as declarações do ministro da Economia, Costa Silva, que, em entrevista ao jornal espanhol El Economista, não descartou a aquisição da TAP pelo grupo IAG, João Galamba disse concordar que a empresa "tem de avaliar os melhores parceiros para a sua estratégia de crescimento operacional".

"Neste momento há várias opções, avaliaremos todas e não farei nenhum comentário sobre nenhum dos candidatos em potência. O importante é haver vários interessados, muito interessados na TAP" e esta "ter uma perspetiva de crescimento sustentável que é aquilo que todos desejamos", assegurou.

No seu entender, "o passado de insustentabilidade" que se viveu na TAP "não se pode repetir", existindo neste momento "condições para que esse passado mude e para que todos, TAP e trabalhadores, possam olhar para o futuro de uma empresa em crescimento com parcerias importantes no transporte aéreo que tirem pleno partido da centralidade de Portugal nesta área".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+