Tempo
|
A+ / A-

Madeira

Cafôfo confirma que é alvo de inquérito mas desconhece os termos do processo

16 jan, 2023 - 07:24 • Rosário Silva , com Redação

PGR confirma à Renascença que atual secretário de Estado das Comunidades está a ser investigado. Antigo autarca do Funchal diz que aguarda "com serenidade" conclusão da investigação.

A+ / A-
Paulo Cafôfo Foto: Homem de Gouveia/Lusa
Paulo Cafôfo Foto: Homem de Gouveia/Lusa
Paulo Cafôfo Foto: Olímpia Mairos/RR
Paulo Cafôfo Foto: Olímpia Mairos/RR
Paulo Cafôfo Foto: Homem de Gouveia/Lusa
Paulo Cafôfo Foto: Homem de Gouveia/Lusa

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, disse esta segunda-feira que sabe da "instauração de um processo de inquérito”, com data de 2018, mas garante que desconhece os termos concretos do processo, aguardando, por isso, “com serenidade” a sua conclusão.

“O SECP aguarda com serenidade a conclusão do processo de inquérito que ainda estará a decorrer, reiterando a sua disponibilidade para colaborar com as autoridades judiciais com vista ao célere desfecho deste processo”, lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira pelo seu gabinete.

No mesmo comunicado sublinha-se que Cafôfo "não tem conhecimento de qualquer facto que possa indiciá-lo da prática de qualquer ilícito criminal, tendo sempre exercido funções políticas com lisura, transparência e respeito pela legalidade, em prol dos interesses públicos".

O secretário de Estado das Comunidades é suspeito de corrupção e estará a ser investigado pelo Ministério Público enquanto ex-presidente da Câmara do Funchal (entre 2013 e 1019), num processo relacionado com viciação de contratos públicos celebrados por quatro autarquias madeirenses.

A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do Correio da Manhã, que diz que Cafôfo será um dos principais suspeitos, mas ainda não foi ouvido e, por enquanto, não foi constituído arguido.

De acordo com o jornal, em causa estarão crimes de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio e abuso de poder.

“Embora o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas tenha tido conhecimento da instauração de um processo de inquérito, no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal), no ano de 2018, desconhece, até agora, os concretos termos desse processo, em relação ao qual nunca foi ouvido”, adianta a mesma nota.

O SECP esclarece que “não tem conhecimento de qualquer facto que possa indiciá-lo da prática de qualquer ilícito criminal”, e assegura ter “sempre exercido funções políticas com lisura, transparência e respeito pela legalidade, em prol dos interesses públicos”.

À Renascença, a Procuradoria-Geral da República confirmou esta manhã a investigação a Paulo Cafôfo, sem adiantar pormenores nem revelar qual o motivo da investigação ou se já foi constituído arguido, sob o argumento de que o caso está em segredo de justiça.

[notícia atualizada às 13h20 de segunda-feira, 16 de janeiro de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    16 jan, 2023 Vila Nova de Gaia 16:14
    Este está a espera de quê para se demitir. Mais um que não sabe de nada.
  • ze
    16 jan, 2023 aldeia 12:26
    Entre o PS e o PSD,o partido socialista vai á frente,tanto em corrupção,como incompatibilidades ou favorecimentos,mas....o psd contra ataca,como se pode ler nas noticias:Montenegro promoveu no partido autarcas que fizeram contratos com o seu escritório de advogados?
  • Americo
    16 jan, 2023 Leiria 08:58
    Bom dia. Continuem a investigar que "ficamos" sem (des)governantes.

Destaques V+