Tempo
|
A+ / A-

Governo disponível para vincular professores após três contratos

15 jan, 2023 - 21:13 • Fátima Casanova , João Malheiro

O Governo deverá ainda levar mais duas propostas para as negociações com os sindicatos dos docentes, esta semana, segundo apurou a Renascença.

A+ / A-

O Ministério da Educação admite vincular professores ao fim de três contratos, segundo confirmou a Renascença junto de fonte do Governo.

É o mesmo tempo necessário para vinculação no resto da administração pública.

O Governo deverá ainda levar mais duas propostas para as negociações com os sindicatos dos docentes, esta semana, segundo apurou a Renascença.

A segunda passa por ir mais longe na proposta de reconfiguração dos quadros de zona pedagógica, o que permitirá reduzir as áreas de deslocação e aproximar os professores.

E a última proposta que será proposta pelo Ministério da Educação será a de abrir lugares de quadros de escola, em detrimento de outros tipos de vínculo, para fixar os professores em escolas concretas.

Estas propostas surgem um dia depois de uma manifestação de milhares de professores, em Lisboa, onde se ouviram pedidos de demissão do ministro João Costa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    16 jan, 2023 Vila Nova de Gaia 16:20
    Mas são ministros para isto? Nada fazem e depois lançam confusões como este. Vincular os docentes ao fim de três contratos quando isto não é aquilo que eles pedem.
  • Joaquim Correto
    16 jan, 2023 Paços 09:38
    Eu olho para este ministro da educação e vejo o Passos Coelho!
  • Petervlg
    16 jan, 2023 Trofa 08:57
    O Sr. Ministro da Educação, devia estar do lado dos Professores, a defender a sua tutela, junto do governo, o que vemos é uma coisa completamente ao contrario, um Ministro da Educação contra os Professores, que é da sua tutela, se assim é, porque esta nesse governo?, se esta contra as pessoas que esta a representar, deve demitir-se. Se é uma pessoa formada, julgo que o Sr. Ministro o é, faça um favor a todos, saia do Ministério da Educação, porque não é para o Sr. é a mesma coisa que um dono de uma empresa, se esta contra os seus trabalhadores, é melhor mudar o rumo se não vai a falência.
  • Cidadao
    16 jan, 2023 Lisboa 08:24
    O que o ministro está a propor é apenas e só uma exigência de Bruxelas relativamente aos contratados, em que multa Portugal se assim não for. Isto parece ou que o ministro julga os professores trouxas e está a ver se "cola" ou então para obter créditos junto da Opinião Pública ao passar a ideia que "está a negociar" quando não está.
  • Assim não vamos lá
    16 jan, 2023 5 de Out 08:11
    Areia para os olhos da Opinião Pública, ou propostas para "opinião pública ver". O que o ministro apresenta como propostas, é o que já existe e há muito na função Pública, e dos temas que implicam investimento... nem cheiro! Isto é só para passar para a opinião pública, a ideia que o governo "quer negociar", os professores é que "querem este mundo e o outro". Com "espertezas" e manipulações destas, assim não vamos lá, ministro.
  • Assim
    15 jan, 2023 Não temos acordo 23:37
    Isto já existe na Função Pública e até já foi falado em reuniões anteriores. Quanto ao que também e sobretudo importa: Recuperação de Tempo de serviço, nada. Fim das cotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões, nada. Fim das cotas de “muito bons” e “excelentes”, nada. Combater a prepotência e a excessiva concentração de poderes no Diretor(a), nada. Acabar com Burocracia, nada… O ministro traz propostas requentadas para a mesa de “negociações” à espera que os “sindicatos responsáveis” mordam o isco e tenham uma caneta para assinar … Mais nada.
  • É isto?
    15 jan, 2023 Isto já existe em toda a Função Pública 23:23
    Isto é o que já existe em toda a Função Pública. E que aliás já foi discutido em reuniões anteriores. O ministro não deve estar a perceber a força da revolta da classe docente para vir agora com esta proposta que é um insulto aos professores. Se é com propostas destas que pensa que vai acabar com os protestos, deve estar doido. Quase nem vale a pena deslocarem-se para reunir. Ou então a reunião deve durar 5 minutos
  • Propostas requentada
    15 jan, 2023 Mais do mesmo 23:12
    Propostas requentadas, já apresentadas em reuniões anteriores. E quanto à recuperação do tempo de serviço? Nada. E quanto ao fim das cotas de acesso aos 5.º e 7.º Escalões? Nada. E quanto ao reposicionamento na carreira? Nada. E quanto à modificação e apresentação de critérios claros para a avaliação? Nada. E quanto ao fim das cotas de "muito bom" e "Excelente"? Nada. Ou seja, o ministro vem acenar com rebuçadinhos a ver se a coisa pega pois dos assuntos mais importantes, nem quer ouvir falar, quanto mais discutir. Tenho novidades para si. ministro: nestas condições, não vamos levantar a greve nem desistir da nossa luta.

Destaques V+