Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assessor do primeiro-ministro pede demissão

12 jan, 2023 - 18:01 • Carla Caixinha com redação

Pedro Miguel Guimarães Ribeiro foi condenado num processo judicial a uma pena acessória de dois anos e nove meses sem poder exercer cargos públicos. Por isso, pediu a exoneração.

A+ / A-

Pedro Miguel Magalhães Ribeiro, assessor do gabinete do Primeiro-ministro, pediu exoneração no passado dia 10, depois de ter sido condenado em processo judicial por violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade. A notícia foi avançada pela CNN e SIC Notícias.

Em causa, está o facto de ter feito uma publicação no Boletim Municipal durante as últimas Eleições Autárquicas, que acabou por perder. Após queixa para a Comissão Nacional de Eleições foi julgado e condenado esta segunda-feira.

Em declarações à CNN, assumiu estar surpreendido e que em nenhum momento considerou estar a incorrer em qualquer prática criminal. Revelou ainda ter pago uma coima de 3.600 euros e ter sido condenado a uma pena acessória de dois anos e nove meses sem poder exercer cargos públicos. Por isso, pediu de imediato a exoneração.

Pedro Magalhães Ribeiro vai recorrer da sentença de incumprimento do dever de imparcialidade durante a campanha autárquica de 2021 que o levou a pedir a demissão de assessor do primeiro-ministro.

O assessor, de 49 anos, é ex-presidente da Câmara do Cartaxo, tendo perdido as últimas autárquicas de 26 de setembro de 2021.

Era autarca desde 2013 e em resultado das autárquicas, não aceitou o lugar de vereador.

Entre 2007 e 2009 fez parte do Governo de José Sócrates, como adjunto do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José Manuel Conde Rodrigues.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    12 jan, 2023 Leiria 19:54
    "..Em declarações à CNN, assumiu estar surpreendido e que em nenhum momento considerou estar a incorrer em qualquer prática criminal..." A pergunta a fazer, e: Sabem estes srs., o quê? Como é que este sr. "vai" para assessor ? Fica a ideia que nem um se aproveita, incluindo António Costa.

Destaques V+