Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEDES propõe mecanismo de verificação de potenciais governantes

09 jan, 2023 - 21:04 • Susana Madureira Martins

Miguel Poiares Maduro diz à Renascença que uma das soluções pode ser a entrega pelos candidatos de uma declaração que seria sujeita a investigação.

A+ / A-

A SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social está a preparar uma proposta sobre mecanismos de verificação de potenciais governantes, que será apresentada nos próximos dias.

Em declarações à Renascença, o vice-presidente da SEDES, Miguel Poiares Maduro, diz que uma das soluções pode ser a entrega de uma declaração pelos candidatos, que depois é sujeita a investigação.

“O sistema de ‘vetting’ não necessita necessariamente de qualquer relação com uma audição parlamentar. Pode ser feita sem exigir alteração legal, com o mero preenchimento de uma declaração por parte da pessoa, que é entregue ao primeiro-ministro ou ao responsável na área de nomeação da pessoa”, explica o vice-presidente da SEDES.

A declaração deve conter um conjunto de informação detalhada sobre o património e sobre o passado profissional, “que depois seja complementado por uma investigação e verificação dessas informações, de forma a suscitar de forma preventiva alguns potenciais problemas que essa pessoa implique”.

No final, será o primeiro-ministro a fazer “o juízo ético sobre a gravidade desses eventuais problemas”, porque é ele que se “responsabiliza perante o Presidente, o Parlamento e o país por essas escolhas”, refere Poiares Maduro.

O antigo ministro diz que “o sistema de ‘vetting’ não tem que coexistir necessariamente com o mecanismo de audição parlamentar”, mas admite que, “provavelmente, até seria útil termos os dois, o é importante é não os confundir”.

A SEDES apela ainda aos partidos para que criem mecanismos internos, conselhos de ética, por exemplo, que filtrem a seleção dos seus quadros, para prevenir eventuais problemas éticos.

Depois da sucessão de casos que tem abalado o Governo, a SEDES dirige um apelo à classe política. A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social pede padrões e comportamentos que garantam a estabilidade governativa.

Cidadãos exigem cada vez mais ética à classe política

A SEDES considera que as polémicas em torno das nomeações para o Governo impedem o país de enfrentar os desafios definidos pelo Presidente da República na mensagem de Ano Novo.

Em declarações à Renascença, o vice-presidente da associação, Miguel Poiares Maduro, lamenta o crescente divórcio entre a cultura ética exigida pelos cidadãos aos partidos e ao Governo e a resposta da própria classe política.

“Há uma preocupação de que a situação política, a instabilidade que temos vindo a assistir e os vários casos que têm afetado, sobretudo, o Governo coloquem em causa a capacidade do país responder ao caráter decisivo que este ano tem para o futuro do país. E de um ponto de vista estrutural, entendemos que este conjunto de casos manifestam, de uma forma ainda mais clara, para aqueles que até agora se tinham recusado a ver isso, que existe uma crescente divergência entre a cultura ética que os cidadãos, e bem, exigem cada vez mais à classe política e aquilo que a classe política parece em condições de suportar. E não tem, até agora, respondido de forma atempada a esse desafio.”

A responsabilidade pelas polémicas nomeações de governantes é do primeiro-ministro, mas Poiares Maduro conclui que o problema não é de agora e abrange toda a classe política.

“É óbvio que tem existido um conjunto de casos que têm afetado o Governo, um conjunto de nomeações preocupantes e a responsabilidade, em primeira análise, de evitar esses casos é do Governo e do primeiro-ministro, mas nós entendemos também que estes casos também revelam um problema provavelmente mais vasto na própria qualificação e nos padrões éticos de toda a classe política, que ainda por cima é confirmada por outros casos que têm vindo a afetar a classe política em Portugal, por isso é que nós entendemos que é importante também discutir de forma mais ampla os mecanismos, não só de ‘vetting’, mas até de controlo de padrões éticos dentro dos partidos”, sublinha Miguel Poiares Maduro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+