Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Vórtex

Presidente de Câmara de Espinho detido por suspeita de corrupção

10 jan, 2023 - 12:54 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento

Miguel Reis, eleito pelo Partido Socialista, é suspeito de outros crimes. Foram detidas mais quatro pessoas - um funcionário da autarquia e três empresários.

A+ / A-

O presidente da Câmara Municipal de Espinho e mais quatro pessoas foram detidas esta terça-feira, no âmbito de uma operação da Polícia Judiciária.

A informação foi inicialmente avançada pela RTP e já confirmada à Renascença por fonte policial. Os outros detidos são um funcionário da autarquia e três empresários.

As autoridades confirmam a existência de uma operação, denominada "Vórtex", "para cumprimento de mandados de detenção e de buscas, no âmbito de investigação da criminalidade económico-financeira", lê-se no comunicado.

"Foram executadas cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários da autarquia e diversas empresas sedeadas nos concelhos de Espinho e Porto", acrescenta a nota.

Os detidos são suspeitos da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.

"A investigação versa sobre projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos", adianta ainda o comunicado.

Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho, distrito de Aveiro, pelo PS nas autárquicas de 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    10 jan, 2023 aldeia 19:01
    Palavras para quê?.....mais um socialista apanhado nas malhas da justiça.
  • Americo
    10 jan, 2023 Leiria 15:35
    "..Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho, distrito de Aveiro, pelo PS nas autárquicas de 2021..." Em tão pouco tempo ? É obra !!! Só falta Ana Catarina Mendes vir elogiar o homem pelo trabalho desenvolvido, a exemplo com que fez a Miguel Alves, ex-secretário de Estado Adjunto de António Costa. É a mexicanização do regime. Vergonha alheia. CULPA ? Somos NÒS.

Destaques V+