Tempo
|
A+ / A-

José Cardoso defende um “liberalismo de proximidade”

07 jan, 2023 - 18:17 • Manuela Pires

Convenção da IL está marcada para 21 e 22 de janeiro em Lisboa. Os outros candidatos à liderança são Carla Castro e Rui Rocha, ambos deputados na Assembleia da República.

A+ / A-

José Cardoso, empresário, 51 anos é o terceiro candidato à liderança da Iniciativa Liberal. “Um partido e um país sem medo da liberdade dos outros” é o lema da moção de estratégia global que leva á convenção dos dias 21 e 22 de janeiro, em Lisboa.

O documento a que a Renascença teve acesso, é focado para a vida interna do partido que José Cardoso quer que esteja focado “nos membros e não na comissão executiva como até agora”.

A candidatura que se apresenta como a Alternativa Liberal aposta numa estrutura interna transparente e eficaz. “Transparência total sobre todo o tipo de remunerações pessoais e transparência total sobre donativos e despesas” são propostas presentes no documento. José Cardoso quer dar mais poder às bases do partido e por isso propõe que devem ser os núcleos territoriais a propor ao conselho nacional os candidatos autárquicos e deve ser atribuído aos núcleos a totalidade das quotas dos membros.

José Cardoso quer rever o programa político do partido e dividi-lo em fichas para tornar mais fácil a sua leitura. O líder que sair desta convenção vai ter de enfrentar três eleições, as regionais na madeira e as europeias e regionais dos açores em 2024. O candidato vai trabalhar para “eleger de forma sustentável, crescendo em votação e elegendo em todas as 3 eleições”.

No capítulo das políticas para o país, e sem apresentar propostas concretas, José Cardoso quer definir a proposta liberal de descentralização, quer apresentar ideias para a reforma da administração pública e para melhorar o funcionamento da justiça.

A entrada na corrida à presidência do partido levou José Cardoso a desistir de se candidatar ao conselho nacional.

A convenção da IL está marcada para 21 e 22 de janeiro em Lisboa. Os outros candidatos à liderança são Carla Castro e Rui Rocha, ambos deputados na Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    08 jan, 2023 Paços 16:11
    “liberalismo de proximidade” tipo quê? Estás a morrer à fome, então pega este bocadinho de veneno e morre logo de uma vez?

Destaques V+