Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mariana Vieira da Silva

"Governo não tem nem deve ter" acesso a detalhes de processos que envolvam ex-governantes

06 jan, 2023 - 15:27 • José Pedro Frazão , Rosário Silva

“O mecanismo que o primeiro-ministro propõe é um mecanismo que seja formal. Não é passar o escrutínio para o Presidente, é que exista, antes da nomeação, um momento de escrutínio que seja autónomo”, diz ministra da Presidência.

A+ / A-

A ministra da Presidência alerta que o Governo não pode ter acesso legal a muitas informações dos processos que envolveram ex-governantes que, entretanto, saíram do Governo.

Na conferência desta sexta-feira a marcar os 50 anos do semanário Expresso, Mariana Vieira da Silva recusou a ideia de que o novo mecanismo de verificação de nomeações de governantes proposto por António Costa seja uma forma de corresponsabilizar o Presidente da República nesse processo.

“O mecanismo que o primeiro-ministro propõe é um mecanismo que seja formal. Não é passar o escrutínio para o Presidente, é que exista, antes da nomeação, um momento de escrutínio que seja autónomo.”

Questionada sobre se se refere ao ecrutínio dentro ou fora do Governo, a ministra respondeu: "Exterior ao Governo, precisamente porque podemos estar a falar de algum tipo de informações de que o Governo não dispõe nem deve dispor."

Na mesma conferência, a ministra da Presidência defendeu que fazer perguntas prévias a eventuais futuros governantes não vai evitar todos os problemas e insistiu que o Governo não tem acesso a muitas informações de relevância pela sua natureza judicial ou fiscal.

“Alguns dos temas que têm vindo a público não passam por informação que um Governo deva ter, qualquer que ele seja, este ou outro, como por exemplo informação judicial, fiscal, contributiva ou outras. Não queria concentrar-me nos casos dos últimos dias, mas há muita desta informação que, ao contrário do que dizem as notícias, não era pública.”

Sobre se há perguntas que um Governo pode e deve fazer quando está a abordar uma pessoa para a convidar para o executivo, Vieira da Silva concordou. "Certo, e que sendo feitas isentam a existência de problemas."

No entanto, a número dois do Governo defende que quem é convidado para um cargo no Governo deve fazer uma autoavaliação guiada pelo bom senso.

“Quando alguém é convidado para o Governo, julgo que lhe cabe fazer uma avaliação pessoal. É, evidentemente, com cada um e é expectável que possa ser acompanhado do bom senso nesse momento e, depois, o de quem convida, o do primeiro-ministro face aos seus ministros e destes face aos seus secretários de Estado. Às vezes pergunto-me se todos faríamos as mesmas perguntas nessas situações. Há níveis de detalhe a que, posso garantir, não perguntei, nem me parece que faça parte da nossa vida em sociedade, fazer determinadas perguntas.”

Nestas declarações, esta manhã em Lisboa, a ministra que está a cargo da coordenação política do Governo reconheceu que há aspetos a melhorar no funcionamento do executivo, mesmo que não sejam o foco principal do seu trabalho diário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    06 jan, 2023 PORTUGAL 17:21
    Há 50 anos e anteriores, nenhum RECRUTA seguia para a especialidade de TRANSMISSÕES com o registo criminal MANCHADO. Parolos, já não existem.

Destaques V+