Tempo
|
A+ / A-

TAP. Chega quer inquérito parlamentar sobre utilização de fundos

05 jan, 2023 - 12:08 • Lusa

BE tinha anunciado na terça-feira que vai avançar com uma proposta similar.

A+ / A-
TAP Foto: Nelson Sousa
TAP Foto: Nelson Sousa
TAP Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
TAP Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

O Chega vai propor a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito sobre "a gestão da TAP e a utilização dos fundos" atribuídos à empresa, que se verse também sobre a indemnização paga à antiga secretária de Estado.

De acordo com o texto da proposta, divulgado hoje aos jornalistas, o Grupo Parlamentar do Chega propõe "a constituição imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com o objetivo de fiscalizar a gestão da TAP e a utilização dos fundos públicos que lhe foram atribuídos, nomeadamente o pagamento de bónus e indemnizações aos titulares de cargos de gestão e administração da empresa".

O partido quer também que sejam esclarecidos, "de forma cabal, os contornos que conduziram a TAP, uma empresa em dificuldades financeiras e alvo de um processo de reestruturação, financiada e controlada pelo Estado português, a pagar uma indemnização de 500 mil euros".

Neste âmbito, o Chega quer que a Assembleia da República apure "as circunstâncias do pagamento da referida indemnização" e "se houve ou não conhecimento ou intervenção por parte dos ministérios com tutela neste âmbito".

O Bloco de Esquerda tinha anunciado na terça-feira que vai avançar com uma proposta de comissão de inquérito parlamentar sobre o controlo público e político da gestão da TAP, visando um escrutínio completo da situação desta empresa, mas ainda não formalizou a iniciativa na Assembleia da República.

No mesmo dia, o presidente do Chega, André Ventura, mostrou-se favorável à iniciativa do BE, mas admitiu que o seu partido poderia avançar com uma proposta no mesmo sentido, apontando que a decisão dependeria "do universo e do tipo de investigação que o BE queira fazer".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+