Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova secretária de Estado da Agricultura tem contas arrestadas

05 jan, 2023 - 06:18 • Hugo Monteiro , Pedro Valente Lima

Investigação dá conta de um desfasamento entre os rendimentos declarados ao Estado e o extrato bancário de Carla Alves e do marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais. Notícia é avançada pelo Correio da Manhã.

A+ / A-

A nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, tem diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã.

O mesmo jornal dá conta de que a Polícia Judiciária (PJ) verificou que a agora secretária de Estado, à época funcionária camarária, recebia mais rendimentos do que aqueles que efetivamente declarava.

Entre julho e dezembro de 2013, por exemplo, a acusação do Ministério Público (MP) dá conta de vencimentos declarados do casal na ordem dos 44 mil euros, quando nas contas bancárias partilhadas se registava a entrada de 54 mil euros, diz o Correio da Manhã.

O desfasamento entre os valores declarados ao Estado e as quantias apresentadas nas contas continuava a suceder em anos posteriores. Em 2020, Carla Alves e o marido comunicavam vencimentos na ordem dos 100 mil euros, mas o extrato bancário chegava aos 264 mil.

Ainda de acordo com o Correio da Manhã, o despacho do MP fala também em dividendos ilícitos do casal, a rondar os 1,1 milhões de euros, relacionados com a valorização de terrenos e quantias de que se apropriaram.

O Ministério Público pede, igualmente, o julgamento de Américo Pereira, marido de Carla Alves e antigo autarca de Vinhais, por alegados crimes de corrupção ativa e prevaricação, relativa a um esquema de venda de terrenos do Seminário, em detrimento das finanças do município.

As contas conjuntas, assim como bens móveis e imóveis, estão arrestados desde março de 2022. A acusação do MP exige que cerca de 700 mil euros sejam devolvidos ao Estado, na impossibilidade de jusitifcar a sua proveniência.

Carla Alves tomou posse esta quarta-feira como secretária de Estado da Agricultura, na mais recente remodelação promovida no Governo de António Costa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Madalena Graça
    06 jan, 2023 Viana do Castelo 12:08
    Temos um Governo que não governa e escolhe muito mal os seus colaboradores.Nunca se viu tal má colheita....
  • EU
    05 jan, 2023 PORTUGAL 12:43
    Há dias, diziam que EU tinha jeito para ser político, onde EU retorqui dizendo que a POLÍTICA existente neste País não é aquela que eu e muitos sonhamos em VINTE e QUATRO de Abril de 1974. No dia 25 desse mês e ano, PROPUSEMOS aos PORTUGUESES que a diferença e mentalidade dos que nos governaram tinha acabado, e a ESPERANÇA estava a chegar. Isto é, pensamos que o TRATO seria outro, mas não. De ano para ano o ESPÍRITO do 25 de Abril está PIOR do que antes desse feito. Vivemos num País de CORRUPÇÃO. Vivemos num País do CRIME. Vivemos num País onde a POBREZA e os sem ABRIGO aumenta sem control. Vivemos num País onde os GOVERNANTES e seus APÊNDICES não prestam contas a quem os ELEGEU. No fundo, bem lá no FUNDO, quer aceitem ou não, este PAÍS é apenas de MEIA DÚZIA de SOCIALISTAS. Não duvidem e fixem bem esta data, NUNCA MAIS os que não são Socialistas governarão este País. Já disse aqui RR, que num PAÍS DECENTE, muitos daqueles que nos governam e já GOVERNARAM tinham sido BANIDOS da vida PÚBLICA. Não sei para que serve o TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Digo isto porque foi sobre JURAMENTO que os GOVERNANTES deste País tomaram posse. Pelo que vejo, em ALGUNS casos esse juramento, descambou para a MENTIRA. Mas, fiquem descansados Aqueles que dizem EU não perceber NADA, pois graças a Deus vivo sem sobressaltos.
  • Americo
    05 jan, 2023 Leiria 09:54
    Bom dia. Está no ADN desta "gente". Portugueses, vamos "abrir os olhos". Começa a ser tarde. Façam as contas às verbas que recebemos de Bruxelas, desde a adesão à CEE e digam se não podíamos todos viver bem. Temos de dar condições para as pessoas sérias voltarem à politica. Como dizia Medina Carreira, que saudade, " estamos a ser governados por trafulhas".

Destaques V+