Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo diz que nova secretária de Estado é "peso político negativo"

05 jan, 2023 - 19:15 • João Malheiro

Presidente da República comenta intenção do primeiro-ministro de melhorar o sistema de nomeação dos governantes. "A haver um processo, devia ser feito antes do Governo apresentar uma proposta ao Presidente", afirma Marcelo.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que a nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, "tem uma limitação política" e é um "peso negativo" no Governo, devido a ter diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

"Do ponto de vista do Direito, não é arguida, não é acusada. Não há, neste momento, nenhum caso de ilegalidade. O problema não é um problema nem jurídico nem ético. Não é um problema de legitimidade, é um ónus político", referiu aos jornalistas, sem, no entanto, querer comentar se a governante deve demitir-se ou não.

Na sequência deste caso, o primeiro-ministro anuncia que vai propor a Marcelo Rebelo de Sousa uma mudança no sistema de nomeação de ministros e secretários de Estado, para tentar evitar "casos e casinhos".

O esboço da medida foi avançado por António Costa durante o debate da moção de censura ao Governo, na Assembleia da República, em resposta à deputada do PAN, Inês Sousa Real.

Em reação, o Presidente da República considera que "se trata de uma matéria em que a palavra cabe, se for lei, à Assembleia da República. Se não for lei, veremos como é a forma".

"A haver um processo, devia ser feito antes do Governo apresentar uma proposta ao Presidente. Tem de ser bem pensado. Tudo o que seja melhorar o grau de controlo prévio tem de ser feito antes", defendeu, apenas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+