Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Frente Cívica. Nova secretária de Estado "sem condições para exercer mandato"

05 jan, 2023 - 19:45 • Sandra Afonso

João Paulo Batalha contesta os argumentos apresentados por António Costa para não afastar Carla Alves.

A+ / A-

A nova Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, não tem condições para exercer o mandato e ao primeiro-ministro falta-lhe vontade de avaliar a idoneidade dos governantes, afirma o vice-presidente da Frente Cívica.

Em declarações à Renascença, João Paulo Batalha contesta ainda os argumentos apresentados por António Costa no parlamento para não afastar Carla Alves.

“Não é defesa nenhuma dizer que a secretária de Estado não é autora dos crimes que o marido cometeu, é apenas beneficiária e assina as contas em conjunto”, declarou dirigente da Frente Cívica.

“Eu fico perplexo em ver o primeiro-ministro dizer que uma suspeita grave de crimes cometidos pelo marido da secretária de Estado, enquanto autarca do Partido Socialista, não envolvem a secretária de Estado, porque ela é apenas co-titular das contas por onde esse dinheiro não declarado passou. O padrão ético do Governo é mesmo só este?”, questiona.

João Paulo Batalha conclui que o primeiro-ministro já não avalia quem convida para o Governo e defende que a secretária de Estado da Agricultura tem de ser substituída.

“Mais uma vez, estamos a ver demonstrada uma incapacidade total ou mesmo falta de vontade do Governo e do primeiro-ministro em fazer uma avaliação de idoneidade política das pessoas que traz para o Governo e a cada remodelação, cada vez com mais frequência, trazem-se novas pessoas com problemas de idoneidade”, lamenta.

"Não vejo como é que a secretária de Estado tem condições para exercer o mandato, como é que tem condições para ser respeitada pelo setor ou pela opinião pública e como é que o primeiro-ministro insiste em defendê-la. A solução, eventualmente, terá de passar pela substituição da secretária de Estado. Mas o problema maior foi não se ter evitado a tomada de posse”, conclui João Paulo Batalha.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+