Tempo
|
A+ / A-

Pedro Nuno Santos abandona Secretariado Nacional do PS

04 jan, 2023 - 11:18 • Olímpia Mairos

O economista é tido como um dos potenciais sucessores de António Costa.

A+ / A-

O antigo ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos pediu para sair do Secretariado Nacional do Partido Socialista, avança a SIC-Notícias.

O economista, de 44 anos, pertencia ao Secretariado Nacional do PS desde que António Costa chegou ao poder e era apontado, por muitos, como um dos sucessores do primeiro-ministro.

A saída acontece uma semana após a demissão do cargo de ministro das Infraestruturas e da Habitação, excluindo-se, assim, da tomada de decisões políticas do partido.

Pedro Nuno Santos também pediu suspensão temporária do mandato de deputado na Assembleia da República.

Pedro Nuno Santos deixou o Governo na sequência da polémica relacionada com Alexandra Reis embora a relação com o primeiro-ministro já andasse tensa há algum tempo.

Em junho, “erros de comunicação e articulação” com o Governo fizeram o agora ex-ministro das Infraestruturas avançar com uma solução para o novo aeroporto de Lisboa que não estava concertada com o primeiro-ministro.

António Costa, que se encontrava na cimeira da NATO, em Madrid, desautorizou Pedro Nuno Santos e este foi obrigado a anular o despacho para o novo aeroporto Montijo-Alcochete.

Se António Costa tem o mérito de ter, em 2015, montado a geringonça com o PCP e o Bloco de Esquerda, conseguindo assim chegar ao poder e governar, Pedro Nuno Santos ficou com os créditos de fazer a solução funcionar. Os dois políticos são de fornadas da JS diferentes e, no espectro ideológico dentro do PS, estão afastados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+