Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Do "estrume" à porrada. O Twitter reage à nomeação de Galamba

03 jan, 2023 - 08:40 • Pedro Valente Lima

Ministro das Infraestruturas já protagonizou momentos peculiares e polémicos no Twitter. Já houve até quem lhe chamasse "cowboy do teclado".

A+ / A-

Da pasta da energia para as infraestruturas. O agora ministro João Galamba é, certamente, uma das figuras mais energéticas do cenário político do Twitter português. Um "cowboy do teclado", como o apelidou Francisco Rodrigues dos Santos, antigo líder do CDS-PP.

A nomeação de Galamba como novo ministro das Infraestruturas, em substituição a Pedro Nuno Santos, já valeu, naturalmente, uma explosão de reações na rede social agora detida por Elon Musk.

Boa parte dos tweets sublinha a presença assídua do governante no Twitter, que será tudo menos discreta. Os utilizadores realçam o seu caráter impulsivo, no meio de discórdias, insultos e até "ameaças de porrada".

As publicações dos utilizadores sobre a nomeação do ministro acabam por se dividir. Maioritariamente num tom bem humorado, enquanto uns frisam a persona do Twitter de João Galamba, outros aludem a polémicas anteriores do governante.

Vários tweets acabam por questionar a escolha de Galamba para o cargo, como se a competição fosse fraca ou não houvesse alternativas mais competentes para o governo socialista.

Com a demissão de Pedro Nuno Santos tão em cima da passagem de ano, há quem se pergunte se António Costa terá interrompido a festa a João Galamba.

Outros tweets relembram a proximidade de João Galamba e José Sócrates. Em 2014, o então deputado socialista avisou o antigo primeiro-ministro, por SMS, que o Ministério Público se preparava para avançar com ações concretas na investigação "Operação Marquês".

Mas há também quem recorde episódios mais recentes. Se, em agosto do ano passado, as faturas da Endesa do Estado tinham de passar todas pelo então secretário de Estado da Energia, será que agora as faturas da TAP vão passar pelo ministro das Infraestruturas?

Pelo mar de mais de 66 mil publicações de João Galamba nesta plataforma online, o governante já demonstrou não hesitar na altura de tweetar, especialmente no debate político.

Exemplos recentes disso são discussões sobre o projeto de TGV e as energias renováveis em Portugal, que aparecem num tom natural e descontraído, quase de conversa de café.

O novo ministro das Infraestruturas também não se inibe de avaliar um bom vinho, dar "bicadas" aos rivais políticos ou até pedir um link para a transmissão online da "futebolada".

No entanto, um dos mais infames tweets de João Galamba está relacionado com o "Sexta às 9", transmitido na RTP.

Em 2021, o programa de jornalismo de investigação havia transmitido várias peças sobre a existência de alegadas irregularidades na concessão à exploração de lítio em Montalegre, matéria essa sob a alçada do então secretário de Estado da Energia.

Em resposta a outro utilizador, e no estilo típico das discussões do Twitter, Galamba não poupou nas palavras ao classificar o programa "Sexta às 9" de "estrume" e "coisa asquerosa".

A publicação não caiu bem em praça pública, com a Direção de Informação da RTP a considerar um "atentado contra o bom nome" da estação pública e da jornalista Sandra Felgueiras, apresentadora do programa na altura.

O ministro apagou o tweet, mas tudo o que cai na internet, fica na internet...

Em reação às palavras de Galamba, o então líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, chegou a apelidar o ministro de "cowboy do teclado", que "destila ódio contra tudo e todos nas suas redes sociais".

"O facto de ter retirado a sua publicação não apaga aquilo que disse. Foi uma tentativa de condicionar, ofender e agredir verbalmente o jornalismo, que é fundamental para a existência da nossa democracia", realçou na altura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    03 jan, 2023 Trofa 14:18
    é mais um do PS, que se orienta.
  • JM
    03 jan, 2023 Seixal 13:07
    “O jornalismo que é fundamental para a existência da nossa democracia" é o jornalismo isento, pluralista e sério, não é este tipo de jornalismo tendencioso que vai procurar ao esgoto da internet que são as redes sociais, esta forma de noticiar.

Destaques V+