Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Galamba. Um "veterano" dos governos Costa com uma bagagem de polémicas

02 jan, 2023 - 22:59 • João Malheiro

Para lá de um percurso político que já se alonga há mais de uma década, João Galamba é um nome que também já mereceu atenção mediática pelas várias polémicas em que se envolveu.

A+ / A-

João Saldanha de Azevedo Galamba, tem 46 anos, nasceu em Lisboa e é o novo ministro das Infraestruturas.

Dos dois governantes escolhidos por António Costa para suceder a Pedro Nuno Santos, Galamba é o mais mediático. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e concluiu a parte letiva do Doutoramento em Ciência Política na London School of Economics, tendo lecionado Filosofia Política no departamento de Government.

Foi deputado no Parlamento, desde 2009, até 2019 – altura em que foi escolhido para ser secretário de Estado Adjunto e da Energia no segundo Governo de António Costa.

Antes de suceder a Pedro Nuno Santos, de quem é próximo, era secretário de Estado do Ambiente e da Energia do atual executivo, eleito com maioria absoluta no início de 2022.

Para lá de um percurso político que já se alonga há mais de uma década, João Galamba é um nome que também já mereceu atenção mediática pelas várias polémicas em que se envolveu.

Uma das mais relevantes foi a investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, o Ministério Público e a Polícia Judiciária a eventuais crimes de tráfico de influência e corrupção, no projeto do hidrogénio verde, em Sines.

O Ministério Público investigou também alegadas irregularidades na concessão à exploração de lítio em Montalegre.

O então secretário de Estado da Energia João Galamba defendeu que “teria cometido um crime” caso tivesse revertido o despacho que dava conta da aprovação da concessão da pesquisa e exploração de lítio à LusoRecursos, e referiu que fez o que lhe tinha sido pedido.

O antigo programa de jornalismo de investigação “Sexta às 9”, da RTP, dedicou algumas edições a estes casos. Foi na sequência de uma destas emissões que João Galamba escreveu na sua página de Twitter que o programa era “estrume” e uma “coisa asquerosa”.

O agora ministro apagou a publicação, mas a polémica estava lançada e a RTP e o Sindicato dos Jornalistas condenaram as declarações.

Já este ano, João Galamba mandou mensagens privadas no Twitter a uma conta anónima que criticava a resposta da União Europeia à guerra na Ucrânia, classificando o utilizador de “uma vergonha fascista”.

“Vai para o c***** e desaparece. Tenho desprezo por toda esta esquerda pro Putin”, escreveu, ainda.

Escolhido por António Costa para liderar a pasta das Infraestruturas, João Galamba terá em mãos processos complexos, como o da TAP, o novo aeroporto e a ferrovia.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro elogiou o novo ministro, considerando que no seu percurso enquanto secretário de Estado "revelou responsabilidades executivas muito importantes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    03 jan, 2023 aldeia 09:02
    Quanto tempo irá durar?
  • Maria José Proença G
    03 jan, 2023 Queluz-Monte Abraão 00:58
    - Amigos dos amigos é assim que o 1º ministro António Costa gosta de estar rodeado.

Destaques V+