Tempo
|
A+ / A-

Crise no Governo. Marcelo afasta cenário de "bomba atómica"

30 dez, 2022 - 09:51 • Olímpia Mairos

O Chefe de Estado espera que “no início de 2023 seja apresentada uma solução governativa pelo primeiro-ministro”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afasta o cenário de dissolução da Assembleia da República e diz que “ninguém é obrigado a ficar no Governo”.

“Tivemos eleições há um ano. Não podemos ter todos os anos. E não podemos cada vez que há remodelações ministeriais, substituição de equipas, mesmo pelos problemas porventura mais sensíveis a uma parte da opinião pública, não podemos estar a recorrer à dissolução. A dissolução é uma arma atómica de que dispõe o Presidente da República e não a pode usar todos os anos“, disse o Presidente, esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas, antes de embarcar para o Brasil.

Lembrando que uma dissolução do Parlamento implica “três meses de paragem do país”, Marcelo entende que “nesta altura é preferível que o governo governe”.

O Presidente realça, ainda, que “não é claro que surgisse uma alternativa evidente e forte àquilo que existe no Governo”, considerando que “experimentalismo não é a melhor coisa para a saúde das democracias”.

O Chefe de Estado espera que “no início de 2023 seja apresentada uma solução governativa pelo primeiro-ministro”, assinalando que as moções de censura não servem para dissolver o Governo.

“As moções de censura são aprovadas com a maioria da Assembleia. Normalmente funciona da forma diversa conforme há maioria absoluta ou não. Se há maioria absoluta, já se sabe que é rejeitado”, disse Marcelo.

Recorde-se que a Iniciativa Liberal já entregou no Parlamento uma moção de censura ao Governo, considerando que o executivo socialista é irreformável, "por convicções erradas, incapacidades políticas ou desgastes pessoais".

Questionado sobre a demissão de Pedro Nuno Santos, Marcelo disse que “quando alguém pede demissão da função governativa é porque entende que não tem condições políticas”.

“Ninguém pode ser preso a ficar no Governo”, destacou.

O Presidente deixa, no entanto, um recado a Costa ao dizer que “é fundamental que 2023 seja um ano bom para os portugueses”.

“Isso depende de todos nós e muitíssimo do Governo”, sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    30 dez, 2022 aldeia 16:35
    Vamos esperar até aparecer uma nova "trapalhada" do governo......
  • Cidadao
    30 dez, 2022 Lisboa 12:34
    Tudo gira à volta da mesma questão: o PSD desaparecido. Não há eleições antecipadas, não por País ficar "parado" 3 meses - está parado há 7 anos e resistiu - mas porque eventuais eleições, trariam um quadro parlamentar parecido com o atual, embora talvez sem Maioria Absoluta, por ausência de verdadeira Alternativa que só o PSD pode dar. Só que o PSD continua muito, mas mesmo muito longe de ser alternativa. E para ver o António Costa e o PS ganhar outra vez, por falta de adversário, o Presidente diz: Não, Obrigado!

Destaques V+