Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alexandra Leitão

Pedro Nuno Santos "saiu com dignidade", agora "são precisas explicações do Governo"

29 dez, 2022 - 15:24 • Joana Azevedo Viana

António Costa deve explicações aos portugueses, defende ainda a ex-ministra da Administração Pública.

A+ / A-

A ex-ministra e deputada do PS Alexandra Leitão considera que Pedro Nuno Santos abandonou o cargo de ministro das Infraestruturas "com dignidade" e defende que agora é hora de o Governo prestar explicações aos portugueses.

Em causa está o sucedido na TAP com a saída de Alexandra Reis do conselho de administração, com direito a uma indemnização de 500 mil euros após cumprir sete meses de contrato, e antes de ser nomeada secretária de Estado do Tesouro no início de dezembro -- um cargo ao qual resignou esta semana, na sequência desta polémica.

Para Alexandra Leitão, que foi ministra da Administração Pública e da Modernização do Estado no anterior executivo de António Costa, esta sucessão de demissões marca a pior crise enfrentada pelo Governo desde que conquistou a maioria absoluta em janeiro.

"Antes de mais, uma palavra para a enorme dignidade e humildade com que Pedro Nuno Santos sai do Governo, assumindo uma responsabilidade política que é notável", referiu a deputada socialista em entrevista à CNN Portugal esta quinta-feira.

"São precisas explicações sobre a escolha da ex-secretária de Estado Alexandra Reis, sobre quem a escolheu, acho que há explicações que são devidas e estou certa que o Governo dará essas explicações", destaca Alexandra Leitão.

Para a socialista, "há de facto uma escolha para secretária de Estado [do Tesouro] de alguém que não revelou sentido de Estado nem de serviço público ao exigir a indemnização que exigiu, tendo em conta que estava a fazer cortes grandes necessários [na TAP] e a exigir sacrifícios".

Na mesma entrevista, Alexandra Leitão destacou ainda que "é altura de o Governo olhar para si sem arrogância, com humildade, e perceber que há algo que tem de mudar", sem "reduzir todas estas situações a casos e casinhos mais ou menos criados pela bolha mediática".

"É preciso olhar, é preciso pensar. O primeiro momento para resolver problemas é assumir que eles existem e acho que tem havido um défice disso neste Governo."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    29 dez, 2022 PORTUGAL 17:55
    HUMILDADE? Então um Governante de um País CREDÍVEL que diz a quem deve " NÓS NÃO PAGAMOS e vocês até TREMEM " é humilde? Os misseis RUSSOS também fazem tremer os Ucranianos. Mas para aqueles que GOSTAM da democracia, não podem esquecer aquele BATE BOCA entre o Governante, em causa, e um Deputado na Assembleia da República em que é dito " o senhor deputado vai-se embora do parlamento e eu vou ficar aqui por muito tempo ". Chamar a estas ATITUDES humildade é ofender os grandes Governantes que este País já teve. No meu analfabetismo, a estas exclamações chamasse ARROGÂNCIA. Aproveito para acalmar os meus seguidores que fui EU o primeiro a ALERTAR para o perigo que o Chega traria ao País.

Destaques V+