Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Alexandra Reis já não faz parte do Governo. Saiba o que levou a esta decisão

28 dez, 2022 - 08:37 • Anabela Góis

O ministro Fernando Medina pediu e a secretária de Estado aceitou. Alexandra Reis sai do Governo no desfecho da controvérsia em torno da indemnização de 500 mil euros que recebeu da TAP.

A+ / A-

Alexandra Reis abandona o Governo menos de um mês depois de ter tomado posse e pelo meio de uma grande tempestade política.

O pedido de demissão, foi solicitado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.

O que levou a este desfecho?

Pouco antes da meia-noite, o ministro das Finanças divulgou um comunicado em que anuncia que pediu a Alexandra Reis que apresentasse a demissão e a secretária de Estado do Tesouro aceitou “prontamente”. Ou seja, Fernando Medina demite Alexandra Reis sem esperar pelos pareceres que tinham sido pedidos pelo Governo à Inspeção Geral da Finanças e à CMVM, a Comissão do mercado de valores mobiliários.

Que explicações dá o ministro para esta tomada de decisão quase de madrugada?

No comunicado não explica o porquê da hora, mas diz que afasta Alexandra Reis para preservar a autoridade política do Ministério das Finanças, num momento particularmente sensível na vida de milhões de portugueses.

Fernando Medina sublinha que é essencial que o Ministério das Finanças permaneça um referencial de estabilidade, de autoridade e de confiança dos cidadãos. São valores fundamentais à boa condução da política económica e financeira e à direção do setor empresarial do Estado.

O ministro das Finanças agradece, ainda, à até agora secretária de Estado do Tesouro, pelo trabalho que desenvolveu e elogia o currículo profissional de Alexandra Reis e “a qualidade e correção com que assegurou a defesa do interesse público neste período pessoalmente difícil”.

Uma decisão tomada depois de grandes movimentações, pressões e pedidos de esclarecimentos…

Sim. O Presidente da República foi dos mais ativos a pedir esclarecimentos. Marcelo Rebelo de Sousa fez várias declarações sempre a exigir que a situação ficasse clara para que não restassem dúvidas sobre a forma como Alexandra Reis saiu da TAP e o porquê da indemnização - no valor de 500 mil euros - e até sobre aquilo que foi comunicado na altura à CMVM sobre se a saída de Alexandra Reis aconteceu por iniciativa da TAP ou da própria. Os partidos da oposição também se desdobraram em pedidos de esclarecimento.

O Governo, entretanto, pediu informações à TAP que em comunicado assume que foi sua a iniciativa de começar o processo negocial com vista à saída de Alexandra Reis da transportadora, esclarecendo que a então administradora pediu perto de um milhão e meio de euros de indemnização, um valor que acabou por baixar para 500 mil euros.

Valores à parte, esta informação não coincide com a que foi comunicada à CMVM. Na altura a TAP indicou que Alexandra Reis renunciou ao cargo.

A polémica já acabou?

Não acabou de facto, porque há aqui uma discrepância que e preciso esclarecer. Afinal Alexandra Reis saiu por vontade própria da TAP ou foi convidada a sair?

Neste momento há duas versões e ambas da própria TAP.

No comunicado que enviou à CMVM, a 4 de fevereiro a Transportadora refere que Alexandra Reis renunciou ao cargo, mas nas explicações que dá agora diz que afinal foi a TAP que iniciou o processo negocial com Alexandra Reis no sentido da cessação imediata de todos os vínculos contratuais existentes. Uma versão que foi confirmada no comunicado que Alexandra Reis divulgou sobre este caso.

Paulo Saragoça da Matta - especialista na área da regulação e contraordenações - explica que informações erradas à CMVM são motivo para uma coima, que pode ter um valor particularmente elevado.

A CMVM já se pronunciou?

Oficialmente ainda não, mas em resposta a perguntas feitas pelo Expresso, o polícia do mercado de capitais explica que tem de avaliar a “qualidade da informação prestada” pela TAP em fevereiro passado.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários esclarece que ainda que não tenha tantas obrigações na hora de informar os investidores como empresas como a Galp, a EDP ou o BCP, aquilo que a transportadora aérea transmite ao mercado tem de ser averiguado pela CMVM.

Por isso, a expectativa agora prende-se com aquilo que forem as conclusões do regulador, ou seja, ainda vamos ter de esperar para sabermos se este caso vai ter desenvolvimentos e de que tipo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Fagundes
    28 dez, 2022 Porto 16:05
    Boa tarde Que ninguém se preocupe com esta senhora por amor de Deus. Ela vai sair de secretária de estado do Tesouro mas irá certamente para outro lado ainda melhor e já agora com os €500.000,00 e mais algum certamente da NAV. Acontece como o ex-presidente da C.M de Caminha... Bem se algum dia tivermos que despedir a actua CEO da TAP teremos que certamente vender dois ou três aviões NEO para a indemnizar...
  • ANA
    28 dez, 2022 Uk 15:53
    Concordo em género e número com o que foi escrito por "EU" .Pena que não haja mais gente que chama o boi pelo nome e não se encanta com lenga lengas do PR. Governo e AR. As leis têm de ser mudadas urgentemente mas não convém a ninguém pq mais cedo ou mais tarde estão todos a chafurdar na mesma lama de corrupção ,compadrio e afilhados.Xx
  • EU
    28 dez, 2022 PORTUGAL 11:51
    Este governo é REI em casos e CASINHOS. São casos em demasia para podermos ACREDITAR ou ter confiança nestes governantes. Para quem, como eu, se sujeitou a ir para uma zona BORBARDEADA diáriamente enquanto militar com a finalidade de derrubar o regime, não pode aceitar este tipo de GOVERNAÇÃO. Já me REPETI várias vezes que o 25 de Abril foi feito para dar CONDIÇÕES de vida a TODOS os SERES HUMANOS deste País. Ao longo dos anos e nesta última DÉCADA temos assistido a um REGA BOFE em que o SER HUMANO é mal tratado, ROUBADO e tudo o que de pior pode existir. Não foi para isto que NÓS jovens na altura, arriscamos o nosso futuro. Vimos HOJE uma grande compaixão com todos os desprotegidos, mas estes são em número menor que os PROTEGIDOS enquanto grandes quadros do Estado. Não sou socialista, nem homem de esquerda, mas ontem ao OUVIR Sérgio Sousa Pinto apeteceu-me entrar televisor dentro e abraça-lo, pois tudo o que Ele disse, já ando neste espaço RR a dizer há muito tempo. Embora tenham falado ALTO DEMAIS, os 2 cidadãos de MURÇA, mostraram ao Senhor Presidente da República como o DESCONTENTAMENTO popular se poderá tranformar como uma bola de neve. Milhões não são TOSTÕES e já é tempo das leis quando alteradas serem em igualdade e não como os Alfaiates, pois estes é que fazem os fatos conforme a ESTATURA do Homem. Espero, pois faltam ainda 4 mêses, que estes Senhores pensem e PENSEM BEM, pois caso contrário não cebebrem o 25 de ABRIL porque será uma afronta. Melhor ano 2023.
  • Desabafo Assim
    28 dez, 2022 Porto 11:42
    Não sei nada sobre esta governante, nem sei se fez bem ou mal o que tenho sobre ela é um cargo muito elevado no meio de homens. Sobre o dinheiro de CR7, quero lá saber.
  • ze
    28 dez, 2022 aldeia 09:19
    Será que vai ter direito a subsidio de desemprego????????
  • Americo
    28 dez, 2022 Leiria 09:11
    Bom dia. E os responsáveis por esta "trapalhada" toda, continuam "cantando e rindo". Triste sina a nossa. Está na nossa mão mudar este estado de coisas. Obrigado.

Destaques V+