Tempo
|
A+ / A-

"Ofensivo e provocador". Sindicato dos guardas prisionais critica ministra da Justiça

27 dez, 2022 - 14:14 • Lusa

Segundo a associação sindical, a declaração da ministra, de que “tem sido dado ênfase à retribuição dos guardas prisionais”, deve ser lida em sentido negativo.

A+ / A-

A Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP) criticou esta terça-feira declarações da ministra da Justiça no passado dia 25 de dezembro, considerando que o seu registo foi “ofensivo e provocador”.

A ASCCGP referia-se, em comunicado, a declarações de Catarina Sarmento e Castro sobre a greve dos guardas prisionais, à margem de um almoço com reclusas e seus filhos no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.

Na ocasião, a ministra disse que o setor da justiça “tem dado muita atenção à área dos guardas prisionais” e afirmou que tem sido dado “ênfase à retribuição dos guardas prisionais”.

“Por exemplo, no sétimo nível remuneratório, os guardas, até 2026, vão receber mais 333 euros por mês. Penso que isto não é uma coisa pouca. E, já agora, em janeiro, no nível sete passarão a receber mais 125 euros e mais 147 euros no nível seguinte por mês. Isso mostra bem o quanto nos temos esforçado por corresponder, também, a esta área”, reiterou.

Segundo a associação, a declaração da ministra, de que “tem sido dado ênfase à retribuição dos guardas prisionais”, deve ser lida em sentido negativo.

Catarina Sarmento e Castro “só podia estar a referir-se ao período de, aproximadamente, uma década de congelamento salarial”, bem como à colocação dos profissionais do Corpo da Guarda Prisional (CGP) “em níveis virtuais de remuneração durante anos”.

Os sindicalistas contestam os valores dos aumentos indicados pela governante, referindo que são menores e que se trata de uma “valorização generalizada para toda a função pública, não exclusiva para o Corpo da Guarda Prisional, como proclama e se vangloria”.

O aumento de 333 euros por mês até 2026, referido pela ministra, será de apenas “52,11” euros e não tem em conta “a perda efetiva do poder de compra” devido à inflação, assinala a ASCCGP.

“Importa salientar que estes anunciados ‘aumentos’ nada mais são do que um aproveitamento político de uma reformulação remuneratória da categoria de Agente da PSP e da alteração legislativa da TRU (Tabela Remuneratória Única) da função pública, nada tendo a ver com a proclamada preocupação da Sra ministra da Justiça com o Valor do Trabalho do Corpo da Guarda Prisional”, adianta o comunicado.

O que o CGP precisa “imediatamente, além de objetiva valorização remuneratória, (é) da abertura de um concurso para chefes, da publicação do regulamento e avaliação do CGP e da criação de condições de carreira e de trabalho, através de nova norma estatuária, que aliciem e motivem jovens cidadãos a concorrer à Guarda Prisional”.

Os guardas prisionais estiveram em greve a todo o serviço entre as 10:00 e as 17:00 desde 13 a 22 deste mês, paralisação que decorreu em simultâneo com outra, às diligências, convocada desde 05 de setembro e que só termina a 31 de dezembro. Desde o passado dia 23 e até ao final do ano estão em greve às horas extraordinárias.

As reivindicações estão relacionadas com progressões na carreira e com o sistema de avaliação destes profissionais, disse à agência Lusa Frederico Morais, coordenador regional de Lisboa do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), que convocou as paralisações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+