Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Presidente do Parlamento dos Açores pede a Marcelo para ter em conta que regiões não foram ouvidas

19 dez, 2022 - 13:01 • Manuela Pires

Numa carta enviada ao Presidente da República e a que a Renascença teve acesso, Luís Garcia destaca que contexto dos Açores levanta problemas práticos que "poderão inviabilizar a aplicação da lei da eutanásia".

A+ / A-

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores enviou uma carta a Marcelo Rebelo de Sousa onde manifesta preocupação pelo facto de o Parlamento da região autónoma não ter sido ouvido sobre a lei da eutanásia, que foi aprovada no passado dia 9 de dezembro.

Na carta a que a Renascença teve acesso, e que segue esta segunda-feira por correio para Belém, Luís Garcia pede ao Presidente que tenha isto em conta quando analisar o diploma, lembrando que o princípio de audição das regiões autónomas está consagrado na Constituição.

"O princípio da audição constitucionalmente consagrado é um dos pilares que sustentam o regime autonómico" e, por isso, os órgãos de soberania devem "auscultar os órgãos próprios das regiões autónomas", defende Luís Garcia.

"Problemas práticos poderão inviabilizar aplicação da lei"

No caso da lei da eutanásia, o presidente da assembleia considera que "a pronúncia das regiões autónomas era não só obrigatória como essencial", até porque é o parlamento regional que legisla sobre matérias de Saúde, "no que toca à organização e ao funcionamento do serviço regional de saúde".

Na carta de duas páginas, Luís Garcia aponta ainda a especificidade dos Açores, com nove ilhas, onde poderá ser difícil aplicar a lei.

"Caso a escolha do local para a prática da morte medicamente assistida seja numa ilha sem hospital (e temos seis nestas circunstâncias), julgo levantarem-se problemas de ordem prática que poderão inviabilizar, ou dificultar bastante, a aplicação desta lei nos Açores."

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores refere ainda que todas estas questões poderiam ter sido acauteladas se as regiões autónomas tivessem sido ouvidas.

A lei da eutanásia vai estar esta quarta-feira na Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias para a redação final e deverá seguir para Belém na terça-feira seguinte, 27 de dezembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+