Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. PS "chumba" audição à ministra da Coesão

15 dez, 2022 - 19:34 • Lusa

O PS já pediu para que Ana Abrunhosa vá ao parlamento só a 15 de janeiro, quando estiverem apurados todos os prejuízos.

A+ / A-

O PS "chumbou" hoje o pedido do PSD para ouvir no parlamento com urgência a ministra da Coesão Territorial para dar esclarecimentos sobre os apoios às autarquias afetadas pelo mau tempo dos últimos dias.

De acordo com informação do PSD, na reunião de hoje da Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, o pedido de audição da ministra Ana Abrunhosa antes do encerramento do parlamento no Natal foi rejeitado com votos contra do PS.

PSD, Chega e PCP votaram a favor, enquanto BE e IL estavam ausentes no momento da votação, numa comissão da qual não fazem parte PAN e Livre.

O PSD justificava o pedido de audição urgente com os danos consideráveis registados em vários municípios do país devido ao mau tempo dos últimos dias.

"Para o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, é urgente que o Governo agilize os procedimentos para apuramento de danos e prejuízos e preste rapidamente apoio financeiro às autarquias afetadas, nomeadamente através do Fundo de Emergência Municipal, que deverá ser reforçado com os meios necessários e suficientes para este efeito", acrescentaram.

No requerimento, o PSD referia que, "ainda recentemente, no quadro da discussão do Orçamento de Estado, o Partido Socialista chumbou uma proposta do Partido Social Democrata para reforçar o Fundo de Emergência Municipal e que tinha como objetivo permitir a execução de compromissos do Governo, assumidos na sequência de anteriores situações provocadas por fenómenos climáticos adversos e que se encontram de forma injustificada em total incumprimento".

O PS já pediu para que Ana Abrunhosa vá ao parlamento só a 15 de janeiro, quando estiverem apurados todos os prejuízos.

O deputado do PSD Luís Gomes diz que isso não faz qualquer sentido, porque as pessoas precisam de respostas já e não daqui a um mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Rodrigues
    15 dez, 2022 Moscavide 21:23
    Rápidos a exigir que outros resolvam rapidamente is problemas sao eles mas quando la estao nap resolvem nada. Is to e chicane politica

Destaques V+