Tempo
|
A+ / A-

Marcelo tem argumentos para enviar lei da eutanásia para o Constitucional, dizem juristas católicos

09 dez, 2022 - 16:10 • Henrique Cunha

A Associação de Juristas Católicos encontra razões para o Tribunal Constitucional voltar a considerar inconstitucional a lei da eutanásia.

A+ / A-

A vice-presidente da Associação de Juristas Católicos apela ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que envie o novo diploma da eutanásia para o Tribunal Constitucional (TC).

“O envio para o Tribunal Constitucional (TC) parece-me que é a hipótese que o Presidente da República deveria seguir”, afirma Inês Quadros, em entrevista à Renascença e Agência Ecclesia, que será emitida no domingo.

A Associação de Juristas Católicos encontra razões para o TC voltar a considerar inconstitucional a lei da eutanásia.

“O Tribunal Constitucional tem mais do que espaço para se pronunciar e tem, no fundo, todos os elementos que precisa para se pronunciar”, garante Inês Quadros.

A jurista afirma que “esta nova versão”, aprovada esta sexta-feira no Parlamento em votação final global, “é uma versão que alarga mais do que restringe as situações de eutanásia”.

Inês Quadros lembra que “não está na essência da atividade médica contribuir ativamente para a morte de uma pessoa” e defende que “a objeção de consciência é um direito fundamental, previsto na Constituição”.

Nesta entrevista à Renascença e à Agência Ecclesia por ocasião do dia Internacional dos Direitos Humanos, a vice-presidente da Associação de Juristas Católicos lembra por outro lado que “assistimos à degradação diária dos cuidados de saúde nas questões mais elementares, com pessoas que morrem à espera de ser atendidas nas urgências”.

Inês Quadros deixa a pergunta: “como é que se oferece como possibilidade a morte?” Para a jurista, “isto pode, de facto, gerar situações em que as pessoas tendo medo sobre a forma como poderão ser tratadas, e agudizar o seu sofrimento”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    11 dez, 2022 Porto 13:17
    Obrigado!

Destaques V+