Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Ministro da Saúde reconhece "insuficiências" na área dos cuidados paliativos

09 dez, 2022 - 19:06 • Redação

No dia em que o Parlamento aprovou a legalização da eutanásia em Portugal, Manuel Pizarro escusou-se a comentar o processo legislativo em curso, mas admitiu a necessidade de alargar a rede de cuidados paliativos.

A+ / A-

O ministro da Saúde reconhece insuficiências em matéria de cuidados paliativos.

No dia em que o Parlamento aprovou a despenalização da eutanásia em Portugal, Manuel Pizarro evitou pronunciar-se sobre o processo legislativo, mas admitiu que as lacunas existentes na área dos cuidados paliativos vão ser resolvidas em 2023.

“Reconhecemos que há insuficiências e que temos de alargá-la. Por isso mesmo, o Orçamento do Estado para 2023 compromete-se com a criação de respostas domiciliárias em cuidados paliativos em todos os agrupamentos de centros de saúde de todo país. Vamos concretizar isso durante o próximo ano, não tenho nenhuma dúvida”, disse o ministro da Saúde, em declarações aos jornalistas em Bruxelas.

Esta sexta-feira, o Parlamento viabilizou a legalização da eutanásia com os votos a favor do LIVRE, PS, Bloco de Esquerda, PAN, Iniciativa Liberal e de seis deputados do PSD.

Chega, PCP, PSD e 6 deputados do PS votaram contra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+