Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia aprovada no Parlamento. Agora é com Marcelo

09 dez, 2022 - 13:52 • Ricardo Vieira

O diploma segue agora para o Presidente da República, que poderá promulgar, vetar ou enviar para o Tribunal Constitucional.

A+ / A-

O novo texto sobre a despenalização da eutanásia foi aprovado esta sexta-feira, no Parlamento, em votação final global.

PS, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, PAN e Livre e seis deputados do PSD votaram a favor da legislação sobre a morte medicamente assistida. A maioria da bancada do PSD, Chega, PCP e seis parlamentares do PS votaram contra. Abstiveram-se a deputada Lina Lopes e Ofélia Ramos (PSD) e Jorge Salgueiro Mendes (PS).

O plenário da Assembleia da República rejeitou, por maioria, pedidos do PSD e do Chega para adiar a votação do texto final para a despenalização da eutanásia.

O diploma segue agora para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que poderá promulgar, vetar ou enviar para o Tribunal Constitucional.

A iniciativa tem por base projetos de lei do PS, Iniciativa Liberal, BE e PAN, e foi aprovada na especialidade na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias esta quarta-feira, depois de três adiamentos.

O texto de substituição foi 'fechado' em meados de outubro e na versão que vai a votos é estabelecido que a “morte medicamente assistida não punível” ocorre “por decisão da própria pessoa, maior, cuja vontade seja atual e reiterada, séria, livre e esclarecida, em situação de sofrimento de grande intensidade, com lesão definitiva de gravidade extrema ou doença grave e incurável, quando praticada ou ajudada por profissionais de saúde”.

Desta vez, em comparação ao último decreto, o texto deixa cair a exigência de "doença fatal".

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O Momento Certo
    09 dez, 2022 Discussão Séria 17:28
    Vai agora que eles estão entretidos com a bola.
  • Digo
    09 dez, 2022 Eu 17:08
    País que aprovou o aborto, tem de aprovar a eutanásia. Pelo menos no caso desta, a pessoa pôde opinar. Os bebés não puderam.
  • Vida e Verdade
    09 dez, 2022 Portugal ainda o é? 14:28
    A sociedade portuguesa a autodestruir-se. A minar-se, a implodir-se. Sem noção nenhuma da caixa de pandora que está a abrir. Um assunto da seriedade e gravidade existencial e estrutural destes, a "passar" despercebido entre o barulho dos futebóis ilusórios e superficiais. Triste dia.

Destaques V+