Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ferro Rodrigues alerta para "distribuição de cargos e honrarias" que alimentam populismos

07 dez, 2022 - 21:08 • Tomás Anjinho Chagas

Ex-presidente da Assembleia da República inaugurou um retrato seu que contém uma máscara e um frasco de álcool gel. Ferro Rodrigues diz-se "preocupado com a democracia em Portugal".

A+ / A-

Eduardo Ferro Rodrigues, antigo presidente da Assembleia da República (PAR), alerta para a “distribuição de cargos e honrarias” que alimentam populismos, mas acredita que “é em democracia que se combate a corrupção”.

Durante a apresentação de um livro que contém os discursos que proferiu enquanto PAR- que decorreu precisamente no Parlamento- Ferro Rodrigues dedicou-se a comentar as suas preocupações: “o que me preocupa é a democracia em Portugal”, introduziu. Mas apesar de prometer que “não iria” fazer um discurso político, não resistiu em lançar farpas aos que “exploram o que há de pior” no ser humano e avisos aos que, no poder, “alimentam o populismo”.

“Não é fácil combater o discurso simplista e antidemocrático”, admite Ferro Rodrigues. Mas para isso, destaca o papel do Parlamento, que perdeu centralidade com a conquista da maioria absoluta do PS - partido a que pertence.

O antigo secretário-geral do PS acredita que “tudo o que é corrupção e tráfico de influências, défice de transparência na distribuição de cargos e honrarias, são evidentemente bases muito fortes do crescimento do populismo”.

Mas para inverter a tendência, Eduardo Ferro Rodrigues citou Churchill e adaptou a frase do antigo primeiro-ministro britânico para reforçar que a democracia “é o melhor de todos os sistemas”. Por isso, a antiga figura máxima no Parlamento acredita que “só se pode combater a corrupção em democracia”.

Ferro pede que não se confunda “o combate, com boas intenções, ao politicamente correto” com o que considera que são os “saudosismos aos tempos de impunidade na violência doméstica, supremacia racial, homofobia e desprezo pela individualidade dos outros”.

Além de apresentar o livro que junta as intervenções que teve durante o mandato de presidente da Assembleia da República (2015-2021), Ferro Rodrigues inaugurou o seu retrato oficial - todos os que ocupam este cargo têm direito a uma pintura na parede do Parlamento.

O retrato de Ferro Rodrigues contém, no canto e de forma discreta, uma máscara facial e um frasco de álcool gel, dois objetos que representam o pico da pandemia - altura que coincidiu com os últimos anos de mandato dele enquanto presidente das Assembleia da República.

A apresentação do livro contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a antiga presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, do presidente da Associação 25 de abril, Vasco Lourenço, do Bispo Auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, bem como da família, onde se inclui a apresentadora Rita Ferro Rodrigues.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 dez, 2022 Lisboa 12:19
    Nós não temos Democracia, mas sim Partidocracia. Se eu quiser queixar-me ao meu deputado de algo que esteja mal, quem é o meu deputado? Ah, pois, não há porque tive de votar em Partidos e não em pessoas. Para quando os círculos uninominais onde se vote em pessoas e não em partidos? Para quando a possibilidade de substituir deputados a meio do mandato se se verificar que esse deputado perdeu apoio, seja por não ter cumprido promessas eleitorais, seja por inaptidão para o cargo? Para quando a possibilidade de independentes verdadeiros se candidatarem à AR? Para quando a possibilidade de à Abstenção corresponderem cadeiras vazias no Parlamento? Provavelmente para quando o Exército efetuar um pronunciamento militar, pois não estou a ver a classe política, agora que domina a situação em circuito fechado e os parolos até pensam que é democracia só por de 4 em 4 anos irem votar para sufragar esta farsa, admitir perder a sua grande fatia de bolo, pelo menos sem uma arma encostada à cabeça

Destaques V+