Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moedas diz que classe política “tem que dar o exemplo de devoção pelo bem comum”

01 dez, 2022 - 12:58 • Lusa

Em discurso das comemorações da Restauração da Independência, o presidente da Câmara de Lisboa sublinha que "a classe política não se pode fechar sobre si mesma" e que deve "ouvir todos", incluindo "com quem não concorda".

A+ / A-

O presidente da Câmara de Lisboa considerou hoje que o 1.º de Dezembro ensinou que a “classe política tem que dar o exemplo de devoção pelo bem comum”, não podendo fechar-se “sobre si mesma” ou considerar ser “imune à crítica”.

Carlos Moedas discursou esta manhã nas comemorações do 1.º de Dezembro, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, uma cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, entre outros.

“Foram várias as vezes que esta irresponsabilidade foi predominante na nossa longa história. Foram várias as vezes aquelas em que sabemos que os interesses imediatos se sobrepuseram aos interesses nacionais. Por isso é que o 1º de Dezembro é hoje tão importante”, defendeu.

Na opinião do presidente lisboeta, “a grande lição” do dia da Restauração da Independência de Portugal é que “a classe política tem que dar o exemplo de devoção pelo bem comum e de capacidade de liderança”.

“Dar o exemplo protegendo as instituições com visão e ambição. Dar o exemplo ouvindo todos”, defendeu.

Para Carlos Moedas, deve-se “dar o exemplo no dia a dia, perto das pessoas, como tão bem o faz e de forma tão única o nosso Presidente da República”.

“A classe política não se pode fechar sobre si mesma ou crer-se imune à crítica. Tem que ouvir mesmo aqueles com quem não concorda. Tem que ouvir todos”, afirmou.

O autarca do PSD considerou que “esta presuntiva imunidade acaba apenas por descredibilizar as instituições”.

“E numa democracia moderna, onde todos somos iguais, não podemos cair na condição em que há uns que são mais iguais do que os outros”, apelou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+